A ampliação abrange todas as zonas da cidade e foi viabilizada por meio de capacitação oferecida em parceria com a Escola de Saúde Pública (Esap).
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em mais 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), elevando o total de pontos de atendimento de 23 para 33 na rede municipal.
A expansão do serviço foi concluída nesta quarta-feira (5), com um evento no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Sul, no bairro Adrianópolis.
Durante o encontro, 11 médicos que participaram do treinamento para inserção do DIU receberam instruções sobre o registro de dados no prontuário eletrônico, a importância do planejamento reprodutivo e o processo de solicitação de insumos junto à Diretoria de Logística (Delog/Semsa).
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde para ampliar o acesso ao DIU de cobre, um método contraceptivo altamente eficaz, com mais de 99% de efetividade na prevenção da gravidez indesejada.
“Além da alta efetividade, o DIU pode permanecer em uso por até 10 anos após a inserção. Outra vantagem é que ele é reversível, permitindo que a mulher solicite a remoção a qualquer momento caso decida engravidar”, destacou Shádia Fraxe.
O DIU de cobre funciona liberando íons de cobre na cavidade uterina, atuando como um espermicida ao impedir a passagem dos espermatozoides e dificultando a mobilidade, além de interferir no deslocamento do óvulo.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, enfatiza que o objetivo é ampliar cada vez mais a oferta do DIU na Atenção Básica, facilitando o acesso ao serviço para as mulheres.
“Mulheres a partir de 14 anos podem solicitar a inserção do DIU após avaliação médica em uma Unidade de Saúde. No caso de adolescentes, é recomendável a presença de um responsável maior de idade. O atendimento ocorre diretamente na unidade, sem necessidade de agendamento prévio pelo Sistema de Regulação (Sisreg)”, explicou Lúcia Freitas.
Em 2024, as Unidades Básicas de Saúde de Manaus realizaram 1.172 inserções de DIU, enquanto a Maternidade Moura Tapajóz, administrada pela Prefeitura, registrou 828 procedimentos. Para efeito de comparação, em 2021, o total de procedimentos foi de 145.

Expansão do serviço
A ampliação para mais 10 UBSs abrange todas as zonas da cidade e foi viabilizada por meio de capacitação oferecida em parceria com a Escola de Saúde Pública (Esap).
Segundo Lúcia Freitas, o curso seleciona anualmente 10 médicos, que participam de atividades teóricas e práticas supervisionadas por profissionais experientes na inserção do DIU.
Das novas unidades que passaram a oferecer o serviço, três estão localizadas na zona Norte: UBS Sálvio Belota (Santa Etelvina), UBS Norte 27 (Monte das Oliveiras) e Clínica da Família Carlson Gracie (Nova Cidade).
Na zona Sul, a ampliação contemplou as UBSs Japiim (bairro Japiim), Almir Pedreira (Crespo) e São Francisco (São Francisco). Já na zona Leste, o serviço foi implantado nas UBSs Lago do Aleixo (Colônia Antônio Aleixo) e Mauazinho (Mauazinho), além da UBS Dr. José Amazonas Palhano (São José), que agora conta com dois médicos para esse atendimento.
A zona Oeste também foi beneficiada com a inclusão do serviço na UBS Santo Antônio (Santo Antônio), enquanto a UBS Ada Viana, localizada na comunidade Nova Canaã, BR-174, passou a oferecer a inserção do DIU na zona Rural.
Para a médica Sandra Lima, da UBS Sálvio Belota, essa ampliação representa um avanço não apenas para a saúde das mulheres, mas também para o planejamento familiar.
“O serviço é fundamental para a população, pois permite que as mulheres escolham o melhor momento para engravidar, garantindo mais segurança e controle sobre o planejamento familiar”, ressaltou Sandra Lima.
A lista completa das Unidades de Saúde de Manaus que oferecem a inserção do DIU pode ser consultada no site da Semsa Manaus.