Rede MLC
News

Senado aprova projeto de lei de atendimento prioritário às vítimas de violência doméstica

Em caso de sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o projeto entra vigor imediatamente - Foto: Internet
Publicidade
Publicidade

Proposta inclui atendimento social, psicológico e médico; aprovado no Senado, projeto segue para sanção presidencial.

Na última quarta-feira (15), o Senado Federal aprovou o projeto de lei (PL) que estabelece prioridade de atendimento social, psicológico e médico a mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar no Sistema Único de Saúde (SUS). O PL 2.737/2019, de autoria do deputado André Ferreira (PL-PE), agora segue para sanção presidencial.

A proposta visa alterar a Lei Maria da Penha para garantir atendimento prioritário e também modificar a legislação sobre cirurgias plásticas para reparo de sequelas de lesões causadas por violência contra a mulher, prevendo prioridade entre casos da mesma gravidade com causas diferentes.

Publicidade
Segundo relatora do projeto, quase 30% das mulheres sofreram algum tipo de violência ou agressão em 2022 – Foto: Internet

A relatora do projeto, senadora Janaína Farias (PT-CE), destacou a importância da medida para a sociedade e para as mulheres brasileiras, citando dados alarmantes sobre a violência de gênero.

Segundo a senadora, quase 30% das mulheres sofreram algum tipo de violência ou agressão em 2022, com um aumento de 2,8% nas agressões em contexto de violência doméstica e familiar em relação ao ano anterior, totalizando mais de 245 mil mulheres agredidas no país.

“Não é fácil ser mulher e mais ainda ser mulher e vítima de violência. Quem sofre com esses ataques sabe o que é ter prioridade no atendimento”, afirmou.

Nas redes sociais, o deputado André Ferreira comemorou a aprovação do projeto, destacando que é resultado do trabalho em Brasília em prol da qualidade de vida do povo brasileiro.

Caso seja sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o projeto entrará em vigor imediatamente, representando um avanço significativo na proteção e no cuidado às mulheres em situação de violência.

Publicidade

Leia mais

Corredor de 70 anos morre após completar meia maratona em Manaus

Lucyana Gadelha

Katy Perry e equipe feminina fazem história em voo espacial da Blue Origin

Lucyana Gadelha

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência para tratar obstrução intestinal em Brasília

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais