O projeto para tornar o Festival de Parintins em manifestação cultural nacional é do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), com o relator sendo o senador Plínio Valério (PSDB-AM).
O Senado Federal reconheceu o Festival Folclórico de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como manifestações da cultura nacional. A decisão foi tomada em uma sessão nesta terça-feira (9) e a proposta segue para sanção presidencial.
Votado de forma nominal, por unanimidade, o texto do PL 2.610/2023 recebeu 15 votos “sim” na Comissão de Educação, não sendo necessário ir para o plenário do Senado, por estar em tramitação terminativa.
O reconhecimento pelo Senado Federal reforça a importância histórica e cultural do festival, que não só promove a cultura amazônica, mas também contribui de maneira periódica para o turismo e a economia local.
A celebração se junta a outros eventos e lugares como a Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro; o rodeio e a vaquejada; as festas juninas, as escolas de samba e outras mais.