Pensamentos suicidas ou ideação suicida refere-se a pensar ou planejar o suicídio. Os pensamentos podem variar desde a criação de um plano detalhado até uma consideração passageira. Não inclui o ato final de suicídio.
O mês de setembro visa colocar na pauta da sociedade questões de saúde mental, depressão, ideação suicida e o suicídio. Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em 2019, foram contabilizados mais de 1 milhão de suicídios no mundo, entre casos notificados e subnotificados. No Brasil, calcula-se que há cerca de 14 mil casos anuais, ou seja, em média 38 por dia. Os dados nos mostram que morrem mais pessoas por suicídio do que por HIV, malária, câncer de mama, ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte – depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
O Amazonas lidera os casos de suicídios entre indígenas, entre os anos de 2019 e 2022. Os dados são do Relatório da Violência Contra os povos indígenas no Brasil, divulgados pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). No Amazonas, os homens também lideraram as estatísticas, com 34 casos, seguidos das mulheres, com 10.
Em 2020, Manaus registrou 119 mortes por suicídio, com um aumento de 13,33% em relação ao ano de 2019, onde foram registrados 105 mortes. Já no ano de 2021, entre os meses de janeiro a abril, foram registrados na capital 46 casos. Ao todo, entre os anos de 2019 a 2021 foram registrados na capital 270 suicídios, já o interior apresenta 79 mortes, totalizando 349 casos no estado do Amazonas nos últimos três anos, um aumento muito significativo para o nosso estado.
Fatores de risco
O que pouco se fala é sobre prevenção da ideação ao suicídio, fatores que podem contribuir para a ação que uma vez identificado e tratado, pode sim prevenir a intenção. Segundo a psicóloga Jéssica Vieira os fatores são: Uso de álcool e drogas, isolamento, desesperança, falta de apoio social ou familiar, histórico de suicídio na família, relações amorosas conflituosas, relação familiar conturbada, problemas financeiros, desemprego, já ter tentado suicídio alguma vez e ter sofrido abuso físico ou sexual.
Jéssica explica também, como identificar a ideação ao suicídio. Segundo ela é necessário avaliar o que está sendo pensado, “Quando eu idealizo além da realidade, tenho que questionar, que tipo de pensamento é esse? E após identificar esses pensamentos, é ai que precisamos adquirir a nova habilidade de troca dos mesmos pensamentos, para pensamentos reais, mais fáceis de tocar”.
Ainda segundo a psicóloga é importante saber lidar com as frustrações. “O que posso fazer se der errado? Será que posso pensar em outro plano? Será que preciso aceitar que tal situação não seja pra mim? Será que estou resistente a isso? Esses questionamentos são chamados de socráticos, por meio de perguntas a mim mesma chego a uma solução ou resposta”.
A depressão com ideação suicida tem tratamento, podendo ser medicamentoso ou apenas com terapia psicológica.
O primeiro passo do tratamento urgente nos casos de ideação suicida é identificar a potencialidade do risco à vida, analisando questões referentes à tentativa de suicídio e aos seus motivos.
Tratamento
Em Manaus o Centro de Saúde Mental funciona na avenida Des. João Machado, no bairro Planalto. O atendimento de urgências e emergências psiquiátricas, funcionam 24h por dia, todos os dias da semana. A unidade também tem o papel de organizar a continuidade do cuidado na rede de saúde mental, indicando o melhor serviço de saúde mental após o atendimento emergencial do paciente, podendo ser: um CAPS; ambulatório especializado; internação breve; Centro de Reabilitação em Dependência Química; ou até mesmo na atenção básica.
UNIDADES DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL EM MANAUS
Caps III Benjamim Matias Fernandes
(Adultos com transtornos mentais graves e persistentes)
Avenida Maneca Marques, nº 1.916 – Parque 10 de Novembro
Telefone – 98842-7414
Acolhimento (Primeiro atendimento) – segunda a sexta 8h às 18h
Caps AD III Dr. Afrânio Soares
(Adultos com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas)
Avenida Ephigênio Salles, nº 5, conjunto Jardim Espanha – Aleixo
Telefone – 98842-6663
Acolhimento (Primeiro atendimento) – segunda a sexta 8h às 18h
Caps Leste (Crianças e adolescentes com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e/ou com transtornos mentais e/ou autismo)
Avenida Adolfo Ducke, nº 1.221, conjunto Acariquara – Coroado
Telefone – 98842-4272
Funcionamento – segunda a sexta 7h às 17h
Caps Sul (Crianças e adolescentes com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e/ou com transtornos mentais e/ou autismo)
Rua Santa Catarina, nº 3 – Parque das Laranjeiras
Telefone – 98842-5899
A Prefeitura de Manaus dispõe também de unidades com atendimento psicológico, que funcionam com agendamento prévio
Policlínica Dr. José Antônio da Silva
Rua Aroeira, nº 55 – Monte das Oliveiras
Policlínica Ana Barreto
Avenida Grande Circular, nº 1.665 – Monte Sião
Policlínica Castelo Branco
Rua do Comércio, nº 42 – Parque 10 de Novembro
Policlínica Comandante Telles
Rua J, Etapa B, s/nº – São José II
Policlínica Djalma Batista
Rua 23 de Dezembro, s/nº – Compensa II
188
O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188