Três tentativas anteriores terminaram mal para o foguete, que pegou fogo durante o voo.
A SpaceX, liderada por Elon Musk, realizou neste domingo (13) o quinto lançamento do foguete Starship, marcando um avanço nas missões espaciais. Pela primeira vez, a empresa conseguiu capturar o pouso do propulsor Super Heavy na plataforma de lançamento, localizada na Starbase, no Texas. A decolagem ocorreu às 9h26 (horário de Brasília), com o pouso cerca de sete minutos depois.
O Super Heavy, o primeiro estágio do foguete, com impressionantes 70 metros de altura, se separou da nave Starship apenas 2 minutos e 41 segundos após a decolagem.
O sucesso dessa recuperação é um passo crucial para o desenvolvimento de missões tripuladas à Lua, objetivo que a NASA — agência espacial americana —, pretende alcançar utilizando o foguete Starship.
O voo teve uma duração total de cerca de 1h05 e o foguete pousou no Oceano Índico, local planejado para o retorno. A missão, realizada sem tripulação, cumpriu com sucesso a outra meta: retornar à Terra no local planejado.
- Leia Também: Conheça a trajetória do bilionário Elon Musk
A SpaceX comemorou o feito com uma transmissão ao vivo e classificou o dia como “épico” nas redes sociais.
“Parabéns para todo o time da SpaceX em um empolgante quinto teste de voo da Starship”, escreveu a empresa em publicação no X (antigo Twitter).
Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/6R5YatSVJX
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024