Rede MLC
News

SpaceX realiza quinto lançamento do foguete Starship com sucesso histórico no pouso do propulsor

SpaceX fez primeira viagem bem-sucedida - Foto: Reprodução/X/SpaceX
Publicidade

Três tentativas anteriores terminaram mal para o foguete, que pegou fogo durante o voo.

A SpaceX, liderada por Elon Musk, realizou neste domingo (13) o quinto lançamento do foguete Starship, marcando um avanço nas missões espaciais. Pela primeira vez, a empresa conseguiu capturar o pouso do propulsor Super Heavy na plataforma de lançamento, localizada na Starbase, no Texas. A decolagem ocorreu às 9h26 (horário de Brasília), com o pouso cerca de sete minutos depois.

O Super Heavy, o primeiro estágio do foguete, com impressionantes 70 metros de altura, se separou da nave Starship apenas 2 minutos e 41 segundos após a decolagem.

O sucesso dessa recuperação é um passo crucial para o desenvolvimento de missões tripuladas à Lua, objetivo que a NASA — agência espacial americana —, pretende alcançar utilizando o foguete Starship.

Eventos foram realizados na Starbase, instalação da companhia norte-americana — Foto: Reprodução/SpaceX

O voo teve uma duração total de cerca de 1h05 e o foguete pousou no Oceano Índico, local planejado para o retorno. A missão, realizada sem tripulação, cumpriu com sucesso a outra meta: retornar à Terra no local planejado.

A SpaceX comemorou o feito com uma transmissão ao vivo e classificou o dia como “épico” nas redes sociais.

“Parabéns para todo o time da SpaceX em um empolgante quinto teste de voo da Starship”, escreveu a empresa em publicação no X (antigo Twitter).

 

Publicidade

Leia mais

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Golpe da CNH: Saiba como funciona e as formas de se proteger

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais