Rede MLC
Política

Supremo Tribunal Federal invalida regras de sobras eleitorais

Publicidade

Os ministros definiram que a decisão será aplicada a partir das eleições deste ano

As regras aprovadas, em 2021, pelo Congresso Nacional, sobre distribuição das sobras eleitorais foram invalidadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme a decisão, com a maioria dos votos, o STF compreendeu que a aplicação dessa cláusula de desempenho, que exigia o atingimento de 80% do quociente eleitoral, para os partidos, e 20% para os candidatos, inviabilizaria a ocupação de lugares no parlamento por partidos pequenos e por candidatos que tenham votação expressiva. 

Os ministros definiram que a decisão será aplicada a partir das eleições deste ano. Se a decisão fosse aplicada às eleições de 2022, sete deputados perderiam os cargos e dariam lugar a outros candidatos. 

Os sete deputados federais que perderiam os mandatos são: Silvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Goreth (PDT-AP), Augusto Pupiu (MDB-AP), Lázaro Botelho (PP-TO), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO).

Publicidade

Leia mais

Milei diz que vice é próxima da esquerda e não tem “nenhuma ingerência” no governo

Indra Miranda

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais