O Encontro é organizado pela Redefem e conta com o apoio de instituições como TRT 11, TRE-AM, TJAM, OAB/AM, CRC-AM, Power Sign e Instituto Natura do Brasil.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está sediando o 1º Encontro Nacional Ouvir & Enfrentar – Não se cale, fale! (ENOE), evento que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das mulheres. O evento está sendo realizado no auditório da Corte de Contas, até o dia 23 de agosto.
Durante os dois dias, o TCE-AM irá receber palestras sobre várias formas de violência contra a mulher, incluindo violência obstétrica, contra menores de 16 anos, e temas como feminicídio, além de também abordar temas como suporte à mulher negra, independência financeira de vítimas e a presença feminina no futebol.
A abertura foi realizada nesta quarta-feira (21), às 19h, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, com a conselheira Yara Amazônia Lins, presidente do TCE-AM, além de autoridades do Judiciário, autarquias, setor privado, além de desembargadores, ouvidores, servidores e alunos.
Violência contra a mulher no Amazonas
Apenas no primeiro semestre de 2024, as Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs) registraram 4,3 mil Inquéritos Policiais (IPs) e instauraram e 3,4 mil medidas protetivas, além de terem sdo feitas 136 prisões em flagrantes e 62 prisões por cumprimento de mandados.
Até o mês de julho, o ligue 180 registrou 1.609 denúncias, um aumento de 45,48% em relação ao mesmo período do ano passado. Diariamente, a DECCM atende em média 60 mulheres vítimas de violência doméstica.
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que as maiores vítimas do crime são mulheres com idade entre 34 e 64 anos.