Rede MLC
News

TCE-AM sedia Encontro Nacional para debater o enfrentamento à violência contra a mulher

Foto: Reprodução/TCE-AM
Publicidade

O Encontro é organizado pela Redefem e conta com o apoio de instituições como TRT 11, TRE-AM, TJAM, OAB/AM, CRC-AM, Power Sign e Instituto Natura do Brasil.

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está sediando o 1º Encontro Nacional Ouvir & Enfrentar – Não se cale, fale! (ENOE), evento que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das mulheres. O evento está sendo realizado no auditório da Corte de Contas, até o dia 23 de agosto.

Durante os dois dias, o TCE-AM irá receber palestras sobre várias formas de violência contra a mulher, incluindo violência obstétrica, contra menores de 16 anos, e temas como feminicídio, além de também abordar temas como suporte à mulher negra, independência financeira de vítimas e a presença feminina no futebol.

A abertura foi realizada nesta quarta-feira (21), às 19h, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, com a conselheira Yara Amazônia Lins, presidente do TCE-AM, além de autoridades do Judiciário, autarquias, setor privado, além de desembargadores, ouvidores, servidores e alunos.

Violência contra a mulher no Amazonas

Apenas no primeiro semestre de 2024, as Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs) registraram 4,3 mil Inquéritos Policiais (IPs) e instauraram e 3,4 mil medidas protetivas, além de terem sdo feitas 136 prisões em flagrantes e 62 prisões por cumprimento de mandados.

Até o mês de julho, o ligue 180 registrou 1.609 denúncias, um aumento de 45,48% em relação ao mesmo período do ano passado. Diariamente, a DECCM atende em média 60 mulheres vítimas de violência doméstica.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que as maiores vítimas do crime são mulheres com idade entre 34 e 64 anos.

Leia Mais: Delegacias da Mulher têm mais de 4 mil IPs instaurados e mais de 3 mil medidas protetivas solicitadas no primeiro semestre

Publicidade

Leia mais

Homem é preso na Indonésia após vender filho de 11 meses para fazer apostas online

Júlia Maciel

Engenheira morre após ser atropelada por rolo compressor no Rio de Janeiro

Lucyana Gadelha

Desabamento no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, deixa uma criança desaparecida e várias vítimas feridas

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais