Rede MLC
Cultura

Teatro Amazonas recebe o espetáculo “Estórias que meu pai contou” em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa

A apresentação ocorre em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa (1° de outubro). - Foto: Divulgação/FUnATI
Publicidade
Publicidade

Espetáculo ‘Estórias que meu pai contou’ coloca pessoas idosas como figuras centrais no palco do Teatro Amazonas.

Nesta quarta-feira (2), o Teatro Amazonas recebe o espetáculo “Estórias que meu pai contou”, a partir das 20h, com entrada gratuita. A apresentação ocorre em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa (1° de outubro).

O espetáculo é do Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e integra a programação do Festival de Teatro da Amazônia (FTA).

Publicidade

Com cerca de 30 atores, a apresentação mostra as tradições, a música, a dança e a religiosidade do povo ribeirinho amazonense. 

O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, afirma que “aproximar as pessoas idosas das artes é uma forma de promover um envelhecimento saudável“. 

A apresentação mostra as tradições, a música, a dança e a religiosidade do povo ribeirinho amazonense. – Foto: Divulgação/FUnATI

A professora e coordenadora do grupo de teatro, Lilian Machado, conta que o “Estórias” mescla o lúdico com a realidade dos alunos atores, levando experiências próprias ao palco.

“O espetáculo é uma coletânea de ‘causos’, histórias e situações que alguns desses idosos passaram [..] Ele fala de lendas, mitos, do nosso caboclo ribeirinho, da vida bucólica, traz um pouco da religiosidade, preocupação com rios, mata, floresta“, conta a professora.

Fundado em 2003, o Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares foi vinculado à FUnATI em 2009, é composto por mais de 30 artistas, sendo a maioria, pessoas com mais de 60 anos de idade.

De caráter intergeracional, desenvolve espetáculos que se propõe a pensar de forma crítica e bem humorada as várias nuances do envelhecimento, com repertórios que trazem reflexões na área da saúde, cultura, sexualidade, regionalismo, etarismo e muitos outros de natureza social.

 

Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins 2025: Caprichoso e Garantido revelam toadas oficiais com temas amazônicos

Lucyana Gadelha

Festival de Parintins tem lançamento adiado após governador contrair Covid e Influenza

Lucyana Gadelha

Caprichoso lança álbum “É Tempo de Retomada” com espetáculo cinematográfico em Parintins

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais