No domingo (6), o primeiro voo da operação chegou à Base Aérea de São Paulo com 228 repatriados.
Nesta quarta-feira (9), cerca de 218 brasileiros foram resgatados do Líbano a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), como parte da Operação Raízes do Cedro, iniciada pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos em meio à crise no país.
O avião, um KC-30 da FAB, decolou de Beirute às 13h15 (horário de Brasília), e transportou, além dos repatriados, 11 crianças de colo e cinco animais de estimação. O voo fará uma escala em Lisboa, Portugal, antes de seguir para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.
- Leia Também: Explosões em dispositivos de comunicação do Hezbollah deixam 12 mortos no Líbano e Síria em dois dias de atentados
Este é o terceiro voo da operação em apenas cinco dias, totalizando 674 brasileiros e 11 pets resgatados até agora. No domingo (6), o primeiro voo trouxe 228 passageiros ao Brasil, e o segundo, que chegou na terça-feira (8), trouxe outros 227.
Com mais de 3 mil pessoas no Líbano solicitando apoio para retornar ao Brasil, a operação deve continuar de forma contínua, conforme informado pelo comando da Aeronáutica. Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros vivam atualmente no Líbano.
Além dos resgates, o avião levou ao Líbano 491 quilos de insumos estratégicos de saúde, como medicamentos e seringas adicionais, e 7 toneladas de medicamentos doados em uma iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.