Rede MLC
News

Terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar e deixa rastro de destruição na Tailândia

Na Tailândia, o terremoto derrubou um arranha-céu em construção em Bangkok. - Foto: Ann Wang/Reuters
Publicidade
Publicidade

O terremoto de magnitude 7,7 foi fortemente sentido na China e na Tailândia, onde os tremores derrubaram um prédio em construção (veja vídeo abaixo).

Um forte terremoto de magnitude 7,7 sacudiu Mianmar nesta sexta-feira (28), com tremores sendo sentidos também na China e na Tailândia. O abalo provocou mortes, destruição e deixou dezenas de desaparecidos.

O epicentro foi localizado a apenas 16 km a noroeste de Mandalai, segunda maior cidade de Mianmar, e a apenas 10 km de profundidade, o que amplificou o impacto. O tremor ocorreu no período da tarde no horário local (madrugada no horário de Brasília).

Publicidade

Em Mianmar, a mídia estatal relata que duas pontes colapsaram e diversos edifícios foram destruídos em ao menos cinco cidades. Voos da Myanmar National Airlines foram cancelados.

Antes e depois da Ava Bridge, uma das pontes que desabou em Mianmar por causa do terremoto. – Foto: REUTERS

A ONU já relata “danos significativos” na região central de Mianmar, país governado por uma junta militar que controla a mídia e restringe o acesso à internet, dificultando a divulgação de informações oficiais. Ainda não é oficialmente conhecido o tamanho dos estragos por lá.

Marie Manrique, coordenadora da Cruz Vermelha, alertou sobre os estragos: “A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte. Prevemos que o impacto será bastante grande.”

Imagens mostram um mosteiro budista destruído na capital Naypyitaw e a histórica Ava Bridge, da era colonial, parcialmente desmoronada. – Foto: Aung Shine Oo/AP Photo
Motociclista passa por estrada danificada em Nayipitaw, no Mianmar. – Foto: Sai Aung Main/AFP

Tragédia na Tailândia: mortos e resgates

Na Tailândia, o terremoto derrubou um arranha-céu em construção em Bangkok, deixando três mortos e 81 pessoas sob os escombros, segundo o ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai. Equipes de resgate trabalham no local.

Em um prédio, a água de uma piscina no terraço desabou como uma cachoeira devido à força do tremor (veja vídeo abaixo).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem ao Vietnã, não relatou qualquer impacto no país.

Autoridades monitoram a situação, com receio de mais danos em estruturas vulneráveis e possíveis réplicas do terremoto.

Publicidade

Leia mais

Manausprev convoca aposentados e pensionistas para recadastramento anual

Lucyana Gadelha

Procon-AM notifica Amazonas Energia sobre novo blecaute e exige explicações

Lucyana Gadelha

Justiça condena Uber a indenizar passageira agredida por motorista em Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais