Rede MLC
News

Terremoto de magnitude 7.2 atinge área costeira do Peru nesta sexta-feira (28)

Região de Arequipa, no Peru - Foto: Reprodução/USGS
Publicidade

O Peru faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, extensa área que circunda o Oceano Pacífico onde são frequentes os choques entre as placas continentais.

Um terremoto de magnitude 7.2 atingiu a costa da região peruana de Arequipa nesta sexta-feira (28), causando um alerta de tsunami.

Após o terremoto, Arequipa ainda foi atingida por quatro outros tremores secundários de magnitude entre 4 e 4.6, ocasionando deslizamentos de terra em algumas estradas. Nenhuma morte foi registrada, mas três pessoas ficaram feridas.

Uma das casas afetadas pelo terremoto – Foto: Rosales Aysa Sauñe via Reuters

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA registrou possíveis ondas entre 1 e 3 metros acima do nível da maré pelas costas peruanas, porém primeiro-ministro Gustavo Adrianzen descartou o alerta de tsunami na região costeira.

Através das redes sociais, o governo peruano informou que estava monitorando para avaliar os danos e “determinar as ações a serem tomadas”.  Flavio Aranguren, prefeito do distrito de Yauca, na província de Caraveli em Arequipa, disse à RPP que algumas paredes de casas no distrito desabaram.

O representante do Centro Nacional de Operações de Emergência, Ricardo Guillen, reportou que houve cortes de energia e de linhas telefônicas em áreas próximas ao epicentro do terremoto.

A região de Arequipa é conhecida por possuir minas artesanais de ouro, a fonte de subsistência para algumas comunidades locais, porém ainda não há notícias se essas localidades foram ou não afetadas.

O Peru faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área que circunda o Oceano Pacífico, onde há o registro frequente de terremotos por conta dos choques entre as placas continentais.

Publicidade

Leia mais

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Golpe da CNH: Saiba como funciona e as formas de se proteger

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais