Um dos culpados foi identificado pelo próprio jogador, enquanto a polícia encontrou outros dois através das câmeras instaladas no estádio.
Três homens foram condenados nesta segunda-feira (10) pelo caso de racismo contra o jogador de futebol brasileiro Vini Jr, em 2023.
Os homens foram identificados entre os torcedores do Valencia, que xingaram Vinicius Jr. de “macaco” durante um jogo contra o Real Madrid, equipe que o brasileiro que atualmente joga, em maio do ano passado na Espanha.
A sentença é a primeira condenação na Espanha por um caso de racismo no futebol, sendo também a primeira da onda de casos de racismo contra o brasileiro no ano passado.
“A LaLiga conseguiu a primeira sentença condenatória na Espanha por insultos racistas no futebol”, disse em comunicado a liga espanhola de futebol profissional, que participou com parte na acusação no processo.
Todos os três receberam 8 meses de prisão, além de estarem impossibilitados de entrarem em estádios por 2 anos.
Os casos de racismo contra o jogador ficaram em destaque depois deste jogo em específico em maio de 2023, onde Vini Jr chegou a receber uma chave de braço de um torcedor do Valencia após ter reclamado dos insultos ao juiz, que paralisou a partida.