Rede MLC
Política

Torres pede suspensão de processo administrativo na Polícia Federal

Ex-ministro Anderson Torres presta depoimento na CPMI dos atos antidemocráticos - Foto: Divulgação/Ton Molina
Publicidade

A exoneração resultou na perda de uma remuneração mensal de R$ 14 mil para Xavier.

A defesa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, apresentou um pedido à Corregedoria da Polícia Federal (PF) solicitando a suspensão dos processos administrativos em curso contra ele, argumentando a parcialidade do presidente do processo, o delegado Clyton Eustáquio Xavier.

Torres, que é delegado de carreira na PF, enfrenta processos que podem resultar em sua demissão, sendo acusado de envolvimento e omissão nos atos ocorridos em 8 de janeiro.

No documento apresentado, os advogados de Torres sustentam que Xavier deveria ter se declarado impedido de presidir o processo, e requerem a anulação dos dois processos administrativos em questão.

A defesa argumenta que há uma “inegável e notória inimizade” entre o delegado Xavier e Torres, remontando à exoneração de Xavier do cargo de diretor de operações da Secretaria de Operações Integradas da PF em 2021, decisão tomada por Torres quando ele ocupava o cargo de ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

A exoneração resultou na perda de uma remuneração mensal de R$ 14 mil para Xavier.

Os advogados afirmam que o delegado não considerou adequadamente as provas e testemunhos apresentados em favor de Torres e pedem a instauração de um processo contra Xavier por não ter se declarado impedido de presidir a investigação.

“É, no limite, inegável e notória a inimizade que o presidente da Comissão tem pelo acusado”, afirma a defesa no pedido de suspeição.

A solicitação da defesa de Anderson Torres agora aguarda uma decisão da Corregedoria da Polícia Federal, que deverá analisar as alegações de parcialidade e determinar se o processo administrativo continuará sob a presidência de Xavier ou se outro delegado assumirá a condução do caso.

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais