Prédio da Sitraemfa sofreu tentativa de invasão.
Centenas de trabalhadores da área da educação formaram uma fila gigante no entrono do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação a Criança ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), na manhã desta sexta-feira (25).
O motivo da aglomeração seria para entregar uma carta indicando a intenção de deixar de pagar a contribuição sindical, pois o site do órgão estaria com mal funcionamento.
No último ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a volta da contribuição assistencial a sindicatos, e, desde então, a participação pode ser exigida de todos os trabalhadores, sejam eles sindicalizados ou não.
O pagamento aos sindicatos não é obrigatório, mas o trabalhador deve manifestar oposição caso não queira contribuir.
Os trabalhadores começaram a ir ao local nessa segunda-feira (21), com a abertura do prazo para pedidos de isenção, que expira nesta sexta-feira (26).
Na tarde do dia 24, um tumulto aconteceu quando alguns trabalhadores tentaram entrar no local. A Polícia Militar precisou ser acionada e permaneceu no local acompanhando a multidão.
O sindicato defendeu a funcionalidade do link disponibilizado para manifestação online e alegaram que muitos trabalhadores não estariam sabendo utilizar a ferramenta, enviando documentos por mais de uma vez, o que gerou muita duplicidade de documento.
As representantes disseram, ainda, que o sindicato trabalha para atender a todos.