As unidades reformadas oferecem consultas em diversas áreas médicas, exames, distribuição de medicamentos de alto custo e serviço social.
Um novo serviço será disponibilizado para atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de até 11 anos nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) em Manaus.
Os centros oferecerão acompanhamento em áreas como psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade, para auxiliar o desenvolvimento de crianças com TEA. O intuito é facilitar o acesso a tais serviços para essas crianças e adolescentes.
As unidades selecionadas para receber os atendimentos são:
- Caic José Contente – bairro Jorge Teixeira, zona leste
- Caic Gilson Moreira – Zona Norte
- Caic+Especialidade Afrânio Soares – Parque Dez, zona centro-sul
Com inauguração prevista para junho, o Caic José Contente, será primeiro centro a iniciar os atendimentos. A unidade está na fase final de reforma e passará por adaptações específicas. O Caic Gilson Moreira seguirá o mesmo cronograma, enquanto o Caic+Especialidade Afrânio Soares, já reformado, também terá ajustes estruturais.
O agendamento das consultas é feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), priorizando os casos mais graves.
Além dos novos serviços para crianças com TEA, também serão entregues mais dois Caics, elevando para sete o número de unidades reformadas pelo programa Saúde Amazonas.
As novas unidades, serão reabertas em março:
- Caic Alexandre Montoril – bairro Petrópolis
- Caic Edson Melo – bairro Zumbi
Esses espaços oferecerão serviços de pediatria, enfermagem, psicologia e atenção básica, incluindo vacinação.