Rede MLC
News

Trump critica bispa de Washington após sermão sobre imigração e direitos LGBTQIA+

Presidente dos EUA, Donald Trump, comparece a missa na Catedral de Washington com a reverenda Mariann Edgar Budde, bispa de Washington. - Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Publicidade
Publicidade

A missa aconteceu na St. John’s Episcopal Church, em Washington, como parte das celebrações de posse de Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a bispa Mariann Edgar Budde, da Igreja Episcopal de Washington, como uma “radical de esquerda” e “hater”, após ela pedir misericórdia para imigrantes e a comunidade LGBTQIA+ durante uma missa realizada na terça-feira (21). Trump afirmou que Budde deveria se desculpar pelas declarações feitas.

A missa aconteceu na St. John’s Episcopal Church, em Washington, como parte das celebrações de posse de Trump. Durante o sermão, Budde pediu ao presidente para demonstrar compaixão por crianças que temem a deportação dos pais e por pessoas LGBTQIA+, incluindo jovens que enfrentam rejeição e discriminação.

Publicidade

“Nosso Deus nos ensina que devemos ser misericordiosos com o estrangeiro. Peço que tenha misericórdia, Sr. Presidente, daqueles cujos filhos temem perder seus pais e ajude os que fogem de zonas de guerra a encontrar acolhimento aqui”, disse a bispa.

Trump, em resposta, publicou na Truth Social críticas à bispa, chamando o discurso de “chato” e “desrespeitoso. Ele também a acusou de politizar a igreja e ignorar o impacto negativo que, segundo ele, a imigração ilegal tem nos Estados Unidos.

“Ela não é boa no que faz! A bispa e sua igreja devem um pedido de desculpas ao público”, escreveu o presidente.

Apesar das críticas, Budde mantém a posição. Desde 2011 como líder espiritual de 86 congregações episcopais, ela destacou que as palavras refletem o compromisso cristão de acolher os vulneráveis.

A maioria dos imigrantes não é criminosa. Eles trabalham duro, colhem em nossas plantações, limpam nossos escritórios e cuidam de nossos doentes”, disse a bispa, reforçando que as declarações foram baseadas em princípios religiosos e não em política.

Aliados reagem

As declarações de Budde também geraram críticas de aliados de Trump. O bilionário Elon Musk, dono da plataforma X, comentou que a bispa foi “infectada pela mente woke”, termo usado para se referir a pessoas que defendem causas progressistas.

Musk é pai de uma filha transgênero que em 2022 entrou com uma petição judicial para mudar o nome, dizendo: “Eu não vivo mais com ou desejo de ser parente de meu pai biológico de nenhuma maneira, arranjo ou forma”.

 

Publicidade

Leia mais

Temporal atrapalha operações no Aeroporto de Manaus e causa cancelamentos

Lucyana Gadelha

Cerca de 400 mil de fiéis se despedem do Papa Francisco em funeral histórico no Vaticano

Lucyana Gadelha

Conta de luz mais cara: Aneel anuncia bandeira amarela em maio

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais