Ex-presidente critica gestão migratória em comício no Arizona e propõe deportações em massa se para reeleito.
Com os últimos dias para a eleição presidencial nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump elevou críticas à imigração ilegal em comício realizado em Tempe, Arizona, na noite nessa quinta-feira (24). Trump disse que os EUA são hoje “como uma lata de lixo para o mundo”.
Trump explicou: “Somos um depósito de lixo. Somos como uma lata de lixo para o mundo. Foi o que aconteceu. Toda vez que venho e falo sobre o que eles fizeram ao nosso país, fico com raiva. É a primeira vez que eu falo: ‘lata de lixo’. Mas você sabe de uma coisa? É uma descrição muito precisa”.
Trump já utilizou essa retórica em outras vezes para descrever imigrantes sem documendos, reforçando na campanha que há uma “invasão” em andamento nos EUA.
Na mesma linha, reiterou recentemente em um comício a proposta de deportar de 15 a 20 milhões de imigrantes indocumentados — um número maior do que os 1,5 milhão de deportações realizadas durante sua administração anterior.
Entre as declarações controversas, Trump também citou, sem provas, que imigrantes haitianos estão comendo animais de estimação de residentes em Springfield, em Ohio.
Em resposta, a adversária democrata Kamala Harris, que participou de uma entrevista na CNN na última quarta-feira (23), declarou que “o sistema de imigração americano está quebrado”.
Segundo Harris, é necessário um acordo bipartidário do Congresso para mudar essa situação.
A democrata rejeitou as alegações de ser branda em relação à segurança na fronteira, dizendo que “as pessoas têm que merecê-la” para obter a cidadania americana, além de manifestar a intenção de “fortalecer a fronteira”.