Rede MLC
News

Velório de Arthur Bisneto acontece na Assembleia Legislativa do Amazonas nesta quarta-feira (29)

O velório aconteceu no auditório Belarmino Lins, a partir das 8h. - Foto: Arquivo Pessoal
Publicidade

A morte do ex-deputado foi confirmada no início da tarde desta terça-feira (28) pelo pai, o ex-senador pelo Amazonas e ex-prefeito de Manaus, por meio das redes sociais.

O político Arthur Virgílio Bisneto (PSDB), que morreu aos 44 anos nesta terça-feira (28), foi velado em cerimônia aberta ao público nesta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O velório aconteceu no auditório Belarmino Lins, a partir das 8h, onde o político recebeu as últimas homenagens.

Além da cerimônia que ocorreu na Aleam, durante a madrugada desta quarta-feira (29), familiares e amigos próximos puderam se despedir de Bisneto em um momento mais privado, na Funerária Canaã.

O cortejo com o corpo de Arthur Bisneto saiu da Aleam, por volta das 11h, e seguiu para o cemitério São João Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus, onde será sepultado.

A morte do ex-deputado foi confirmada no início da tarde desta terça-feira (28) pelo pai, o ex-senador pelo Amazonas e ex-prefeito de Manaus, por meio das redes sociais.

Arthur Neto estava em São Paulo quando soube da morte do filho. – Foto: Redes Sociais

Oficialmente, a causa da morte não foi divulgada, mas a suspeita seria de um mal súbito.

Carreira

No ano 2000, Arthur Bisneto foi eleito, aos 21 anos, vereador de Manaus pelo PSDB, após obter 5.789 votos (0,93% dos votos válidos). Em 2002, assumiu como deputado estadual, sendo reeleito para o cargo em 2006 e 2010.

Nas eleições de 2014, Bisneto foi o deputado federal mais votado em Amazonas, com 250.916 votos (14% dos votos válidos) e seguiu no cargo até 2017, quando licenciou-se do cargo para assumir a Casa Civil da Prefeitura de Manaus, em setembro daquele ano.

Na ocasião, Arthur Neto era prefeito de Manaus e a nomeação de Bisneto para o cargo chegou a ser alvo de uma denúncia do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).

A saída do cargo de secretário-chefe da Casa Civil foi anunciada em abril de 2018. Segundo a Prefeitura, o político retornou à Câmara Federal para continuar o mandato de deputado.

A última eleição de Arthur Bisneto foi em 2018, quando concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Omar Aziz (PSD).

O senador lamentou em suas redes sociais, alegando que Bisneto era um “jovem de grande oratória” e que tinha muito ainda a contribuir com a sociedade.”

Homenagens

Após a notícia, diversas autoridades lamentaram a morte de Bisneto.

O atual do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, se pronunciou sobre a morte do político, prestando solidariedade ao pai, Arthur Neto.

Em resposta, o ex-senador agradeceu em publicação no X (antigo Twitter).

“Presidente @LulaOficial, em que pesem nossas antigas e permanentes divergências, agradeço-lhe por sua declaração sobre a morte infausta, amarga e massacrante do meu filho Arthur Virgílio Bisneto. As divergências não desaparecem, mas um pai que enterra seu filho, jamais esquecerá essa dor. Arthur Virgílio Neto”, declarou Arthur Neto.

Durante uma sessão conjunta que uniu tanto deputados quanto senadores nesta terça-feira (28), o Congresso Nacional ficou em silêncio por um minuto.

A Prefeitura de Manaus também declarou luto oficial de três dias pela morte do politico, que foi ex-secretário Chefe da Casa Civil do município.

O governador Wilson Lima se manifestou em uma nota de pesar e publicação em suas redes sociais.

“Nenhum pai ou mãe deveria passar pela dor de perder um filho. Minha solidariedade ao ex-prefeito Arthur Neto e família pela morte do seu amado Arthur Bisneto. Que Deus o receba com glórias e conforte o coração dos familiares e amigos”, disse o governador.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também  comentaram a morte de Bisneto nas redes.

“Meus sentimentos. Boa pessoa. O conheci em meu 1º mandato quando o gabinete dele era a frente do meu. Que Deus conforte o senhor e os familiares, Sr. Arthur”, escreveu Eduardo Bolsonaro em seu X (antigo Twitter).

O PSDB, antiga sigla de Bisneto, também se manifestou sobre o falecimento do ex-deputado.

“Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Arthur Virgílio Bisneto, que atuou com distinção como vereador, deputado estadual e deputado federal. Mais triste ainda por saber que ele tinha muito a contribuir com o nosso país.”

Marconi Perrillo, presidente nacional do partido, prestou seus sentimentos ao pai, a quem chamou de “amigo particular”.

O Partido Liberal Amazonas, em nome do seu presidente estadual Alfredo Nascimento e demais filiados, também manifestou seu pesar pelo falecimento do filiado, Arthur Bisneto.

“Arthur Bisneto foi protagonista na política do Amazonas. Em 2014, seu carisma, dedicação e compromisso foram reconhecidos nas urnas, quando foi eleito o deputado federal mais votado do Estado. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade e condolências à família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar ao seu lado”, comentou o partido que Bisneto era filiado.

Publicidade

Leia mais

Pessoas com Deficiência podem retirar carteiras de identificação a partir desta sexta-feira (22)

Lucyana Gadelha

Departamento de Justiça dos EUA pede que Google venda o navegador Chrome

Indra Miranda

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais