Rede MLC
Política

Venezuela acusa Brasil de se “passar por vítima” e violar Carta da ONU

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - Foto: yuri cortez/getty images
Publicidade

Comunicado do governo Maduro afirma que Itamaraty tenta enganar a comunidade internacional

Neste último sábado (2), o governo da Venezuela acusou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil de se “passar por vítima”, manipular a comunidade internacional e violar os princípios da Carta da ONU

O comunicado foi emitido após o Palácio do Itamaraty divulgar uma nota na sexta-feira (1º), condenando publicações da Polícia Nacional venezuelana com ameaças direcionadas ao Brasil, descritas como “ofensivas” pela diplomacia brasileira.

O atrito entre os dois países teve início após o país de Nicolás Maduro ter a entrada nos Brics,— bloco econômico que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul —, vetada pelo Brasil.

O incômodo no governo venezuelano começou após o Brasil não reconhecer a suposta vitória de Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho.

Desde então, as relações diplomáticas se deterioraram, e a Venezuela tornou-se “incompreensível” a postura do Brasil, acusando o país defazer-se passar por vítimas numa situação em que agiram claramente como vitimizadores”.

O Itamaraty rebateu as críticas venezuelanas afirmando que o país vizinho preferiu ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos”, prática que, segundo o governo brasileiro, contradiz o tratamento respeitoso dispensado pelo Brasil à Venezuela. 

Após atitude do governo brasileiro, Polícia Nacional da Venezuela posta  foto de Lula e faz ameaça: 'Se dá mal'
Polícia Nacional da Venezuela posta foto de Lula e faz ameaça: ‘Se dá mal’ – Foto: Reprodução

Esse posicionamento foi feito em resposta a uma publicação da Polícia Nacional da Venezuela, que continha uma imagem borrada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a bandeira brasileira ao fundo e a frase:

“Quem se mete com a Venezuela se dá mal”

Ainda nesse sábado, o Itamaraty  também foi acusado de agressão descarada e rude contra o presidente Nicolás Maduro e a sociedade venezuelana. 

Segundo o comunicado do governo venezuelano, as ações brasileiras violam a Carta das Nações Unidas, além de contrariarem a Constituição brasileira, não que diz respeito à não interferência nos assuntos internos dos Estados”.

Palácio do Itamaraty – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Governo Bolivariano insta, mais uma vez, a burocracia do Itamaraty a desistir de interferir em questões que dizem respeito apenas aos venezuelanos, evitando a deterioração das relações diplomáticas entre os dois países, para o que devem assumir uma conduta profissional e diplomática respeitosa, como a Venezuela tem demonstrado através de sua política externa”, conclui o comunicado.

A crise recente se intensificou com o veto brasileiro à entrada da Venezuela nos Brics, em uma decisão que repercutiu durante a Cúpula do bloco, realizada entre 22 e 24 de outubro em Kazan, na Rússia. 

Na ocasião, Maduro fez um pronunciamento alegando que a Venezuelafaz parte desta família dos Brics”, mesmo sem a formalização oficial da adesão. Dias depois, o líder venezuelano acusou o Itamaraty de conspirar contra governo do país e de estar muito vinculado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos”.

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, negou as acusações de conspiração contra o país vizinho e reiterou que o veto aos Brics foi embasado em critérios do próprio bloco. Em retaliação, o presidente do Legislativo venezuelano, Jorge Rodríguez, ameaçou declarar Amorimpersona non grata”.

Na última terça-feira (30), a Venezuela deu um passo diplomático significativo, convocando seu embaixador em Brasília, Manuel Vadell, para consultas em Caracas. Esse movimento simboliza um forte protesto e pode indicar um possível rompimento de relações entre os países caso o governo de Maduro se aposente definitivamente Vadell do Brasil.

 

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais