Rede MLC
News

Venezuela sofre apagão e governo alega ter sido vítima de “ataque terrorista”

Publicidade

 Oposição e especialistas apontam falta de investimentos.

A capital Caracas e várias outras regiões da Venezuela foram atingidas por um apagão de energia elétrica na noite de terça-feira (27). O governo atribuiu o ocorrido a um “ataque terrorista” contra uma linha de transmissão, enquanto a oposição e especialistas defendem que a falta de investimentos no sistema elétrico é a verdadeira causa.

O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, declarou em entrevista à rede estatal VTV que, às 19h16, ocorreu um ataque terrorista contra o serviço nacional de eletricidade, afetando diversos estados do país.

Diosdado Cabello, ministro da Justiça e vice-presidente do PSUV
Diosdado Cabello, ministro da Justiça e vice-presidente do PSUV – Foto: Divulgação/AVN

O incidente atingiu as regiões de Táchira, Mérida, Barinas, Zulia, Falcón, Nueva Esparta, além de áreas de La Guaira, Miranda e Caracas.

Segundo Cabello, o ataque foi direcionado à linha de transmissão 756, situada no Vale da Páscoa, estado de Guárico, e causou impactos significativos na costa ocidental e em parte da zona central da Venezuela.

Cabello disse que o governo está trabalhando para recuperar o sistema e reforçou que se tratava de um “ataque terrorista” promovido por “setores da oposição” com o intuito de “afetar a população“, mas não apresentou provas para sustentar essa acusação.

Oposição e especialistas contestam versão do governo

O episódio gerou reações imediatas nas redes sociais, onde venezuelanos relataram falhas elétricas em pelo menos 15 estados, incluindo Lara, Nueva Esparta, Carabobo, Mérida, Anzoátegui, Trujillo, Cojedes, Falcón, Aragua, Bolívar, Yaracuy e Caracas.

Para a oposição e especialistas consultados pela agência EFE, o apagão é reflexo da falta de manutenção e de investimentos no sistema elétrico nacional, agravado por anos de negligência.

O governo Maduro, porém, tem uma postura diferente e, historicamente, atribui as falhas elétricas a “ataques programados“, acusando a oposição, os Estados Unidos e as sanções internacionais como responsáveis.

Diante da situação, Cabello pediu aos venezuelanos que se mantenham vigilantes e denunciem qualquer “situação anormal“.

 

Publicidade

Leia mais

Mais de 27 mil Carteiras de Identidade aguardam para serem retiradas nos PACs em Manaus

Lucyana Gadelha

Mulher de 31 anos morre após passar mal em hidrolipo em clínica estética de São Paulo

Lucyana Gadelha

Empresa chinesa adquire maior reserva de urânio na Amazônia

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais