40 municípios estão em situação de emergência, 19 em alerta, 1 em atenção e 2 em normalidade
Um vídeo divulgado nas redes sociais, nesta quinta-feira (5), mostra pessoas fazendo a travessia no Lago de Tefé no interior do Amazonas. A vazante no lago já causou a morte de mais de 125 botos.
Nas imagens é possível perceber o lago completamente seco e rachado. Em seguida um casal passa atravessando de moto.
Uma ponte improvisada foi colocada sobre um pequeno corredeira de água que ainda ficou no lugar.
Agora, para fazer a travessia entre os dois municípios, que antes era feita facilmente por barcos, precisa do auxílio de motocicletas, a adaptação foi necessária para evitar caminhadas de longas distâncias.
Os moradores que saem de Alvarães com destino a Tefé precisam pegar mototáxi para conseguir chegar à margem do lago, que dá acesso aos barcos.
Seca
De acordo com o último boletim da estiagem divulgado pelo Governo do Amazonas nesta quinta-feira (5), o estado somou 40 municípios em situação de emergência, 19 cidades em alerta, 1 em atenção e 2 em normalidade.
A vazante, que afeta 266 mil pessoas no estado, tem provocado deslizamentos de terra, e morte de animais e o esvaziamento de rios.
Hoje, 06/10/23, o nível do Rio Negro chegou a 14m79cm, alcançando a marca de 9ª pior seca da história.
No dia 06/10/10, o Rio estava em 16m11cm, ano que foi considerada a pior seca no Amazonas em 100 anos. Nesse ano o Rio Negro chegou 13m63cm no dia 24/10/10, segundo a medição do Porto de Manaus.
Máxima cheia em 2009 e Máxima seca em 2010. Foto: Robson Teixeira