A vitória sobre a Colômbia foi crucial para aliviar a pressão sobre a Seleção, que corria o risco de cair para a sexta posição caso não vencesse.
Em uma noite de tensão e emoção, a Seleção Brasileira venceu a Colômbia por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (20), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O gol da vitória, marcado por Vinicius Júnior aos 53 minutos do segundo tempo, garantiu ao Brasil a segunda posição provisória da tabela, com 21 pontos, e evitou uma crise no time comandado por Dorival Júnior.
Com intensidade, a Seleção ditou o ritmo no início do jogo. Logo no primeiro ataque perigoso, após passe de Raphinha, Vini Jr sofreu pênalti ao ser derrubado dentro da área. Raphinha se encarregou da cobrança, com o pé esquerdo, deslocando o goleiro, aos 5 minutos.
Mas a Colômbia equilibrou a partida, quando apertou a marcação e chegou ao empate após uma desatenção da zaga brasileira. Luis Diaz completou, aos 40 minutos, sem defesa para Alisson.
Finalmente, aos 53, Vini Jr limpou a jogada e chutou de longe. A bola desviou na cabeça de Lerma e enganou o goleiro colombiano, garantindo a vitória brasileira nos acréscimos (veja vídeo abaixo).
Com o resultado, o Brasil subiu para a segunda colocação do torneio sul-americano, ficando mais próximo da classificação para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México.
No entanto, a posição ainda pode mudar nesta rodada, dependendo dos resultados de Uruguai e Equador. O Uruguai enfrenta a Argentina, enquanto o Equador joga contra a Venezuela. Caso qualquer uma dessas equipes vença, o Brasil perderá a segunda posição.
Apesar da vitória, a Seleção ainda não garantiu matematicamente a vaga para a Copa de 2026. Faltando cinco rodadas para o fim das Eliminatórias, o Brasil pode fechar a Data Fifa em situação mais tranquila caso vença a Argentina fora de casa, no próximo sábado (25).
Além desse confronto, a equipe ainda enfrentará Equador (05/06), Paraguai (10/06), Chile (04/09) e Bolívia (09/09) nas rodadas restantes.
A vitória sobre a Colômbia foi crucial para aliviar a pressão sobre a Seleção, que corria o risco de cair para a sexta posição caso não vencesse.
Agora, o time de Dorival Júnior segue com esperanças de garantir uma vaga direta para o Mundial, já que os seis primeiros colocados se classificam automaticamente, enquanto o sétimo disputará a repescagem.
