A premiação leva em consideração o período de 21 de agosto de 2023 até 10 de agosto de 2024 e a votação é realizada com votos de torcedores, capitães, técnicos de seleções e representantes da mídia.
Nesta terça-feira (17), Vini Jr., atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi consagrado como o melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024, recebendo o prêmio FIFA The Best.
Aos 24 anos, o brasileiro se tornou o primeiro atleta do país a conquistar essa honraria desde a criação do prêmio, em 2016, quando a FIFA passou a organizar a própria celebração independente do Ballon D’Or.
A disputa pelo título de melhor jogador foi acirrada. Vini Jr. desbancou nomes de peso como Rodri, do Manchester City, e Jude Bellingham, companheiro de equipe no Real Madrid.
O brasileiro levou a melhor graças ao apoio dos torcedores e dos capitães de seleções, enquanto Rodri liderou entre os treinadores e jornalistas.
Os números da votação revelam a emoção da disputa:
- Capitães: Vini Jr. (617 pontos) x Rodri (373 pontos)
- Torcedores: Vini Jr. (1.147.276 votos) x Rodri (264.835 votos)
- Treinadores: Rodri (461 pontos) x Vini Jr. (438 pontos)
- Jornalistas: Rodri (543 pontos) x Vini Jr. (538 pontos)
Com a soma geral, Vini Jr. conquistou o título com 48 pontos contra 43 de Rodri.
Além de ser um destaque individual, o brasileiro também brilhou coletivamente ao longo da temporada, conquistando títulos como a Supercopa da Espanha, o Campeonato Espanhol e a Champions League pelo Real Madrid.
- Leia também: Fifa anuncia os indicados ao prêmio The Best com Vini Jr., Messi e Rodri
- Bola de Ouro 2024: Vini Jr e Real Madrid não vão à premiação
Diferenças entre o The Best e o Ballon D’Or
Apesar do prestígio, o Ballon D’Or, prêmio organizado pela revista francesa France Football, tem critérios e organização distintos do The Best.
O The Best considera o desempenho em um período específico (de 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024), com votos de torcedores, técnicos, capitães e jornalistas, enquanto o Ballon D’Or é baseado em um júri composto apenas por jornalistas de todo o mundo.
Nesta temporada (2023/2024), Vini Jr. era considerado o favorito para receber ambos os prêmios. Porém, cercado de muita polêmica, o prêmio de Bola de Ouro foi entregue ao espanhol Rodri, que conquistou o título do Campeonato Inglês pelo Manchester City e da Eurocopa pela seleção espanhola.
Na disputa do Bola de Ouro, Vini Jr. ficou em segundo lugar. Agora, as posições se inverteram e o brasileiro conquistou o prêmio.