A primeira fase da Operação Raízes de Cedro busca repatriar 220 brasileiros que estão no Líbano.
Neste sábado (5), o avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará a repatriação de brasileiros no Líbano decolou de Lisboa, em Portugal, com destino a Beirute.
A repatriação estava prevista para esta sexta-feira (4), mas foi adiada para análise das condições de segurança.
Segundo a FAB, a aeronave decolou às 6h55 e tem pouso previsto na capital libanesa às 11h (horário de Brasília).
- Leia mais: Embaixada do Brasil recomenda saída de brasileiros no Líbano
- Explosões em dispositivos de comunicação do Hezbollah deixam 12 mortos no Líbano e Síria em dois dias de atentados
Após o embarque dos passageiros, o avião retorna para Lisboa, onde fará uma parada técnica. A previsão de chegada ao Brasil é na manhã de domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos (SP).
Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. A primeira fase da Operação Raízes de Cedro busca repatriar 220 brasileiros que estão no Líbano.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel. O objetivo é buscar ao menos 500 pessoas por semana.
O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos do Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah em território libanês.
Atingindo também civis, dois cidadãos brasileiros já morreram desde a intensificação dos ataques a partir do dia 20 de setembro. Nesta segunda (30), houve registro de invasão por terra.
Na noite de quinta-feira (3), os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram ainda mais intensificados. Até mesmo áreas próximas ao aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.