A Islândia, localizada sobre uma zona vulcânica ativa, está acostumada a lidar com esse tipo de evento.
Um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção nesta terça-feira (1º), levando à evacuação da cidade de Grindavik e do famoso spa Blue Lagoon. De acordo com o serviço meteorológico do país, a atividade vulcânica começou por volta das 6h30 (horário local), acompanhada de tremores, seguindo um padrão semelhante a erupções anteriores.
Grindavik, uma comunidade pesqueira na Península de Reykjanes, já havia sido evacuada há um ano, quando o vulcão despertou após 800 anos de inatividade.
Em comunicado, o Met Office da Islândia alertou sobre o avanço da fissura:
“A abertura vulcânica já atingiu cerca de 500 metros de extensão e ultrapassou a barreira de proteção ao norte de Grindavík. A fissura continua a se expandir, e não podemos descartar que ela avance ainda mais em direção ao sul”.

Até o momento, os tremores não afetaram diretamente a capital, Reykjavik, nem causaram uma dispersão significativa de cinzas na estratosfera. Por isso, o tráfego aéreo internacional permanece operando normalmente, sem interrupções.
A Islândia, localizada sobre uma zona vulcânica ativa, está acostumada a lidar com esse tipo de evento, mas as autoridades seguem monitorando a situação de perto para garantir a segurança da população.
Vulcão entra em erupção na Islândia e faz cidade ser evacuada; veja vídeo abaixo: