O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, incluindo pontos facultativos da administração municipal.
A partir desta segunda-feira (3), as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, terão novos pontos de atendimento nas zonas Leste e rural da cidade. O serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), continua a oferecer assistência à população feminina, enquanto as demais unidades seguem operando em localizações habituais.
Na zona Leste, o atendimento será realizado no bairro São José Operário, em frente ao Centro de Convivência Prefeito José Fernandes. Já na zona rural, a unidade móvel ficará na área da Unidade de Saúde da Família (USF) Rural Pau-Rosa, no assentamento Tarumã-Mirim.
As outras bases do serviço permanecem nos bairros Novo Aleixo (zona Norte), Santo Antônio (zona Oeste) e Cachoeirinha (zona Sul).
De acordo com o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o serviço móvel tem sido essencial para a prevenção e promoção da saúde da mulher em Manaus, especialmente no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, que estão entre os mais incidentes na região Norte.
“Em um ano e meio, realizamos mais de 200 mil procedimentos, incluindo mamografias e ultrassonografias, que são ofertadas sem necessidade de regulação. Esse acesso facilitado contribui para um diagnóstico precoce e tratamento oportuno das usuárias”, destacou Coelho.
- Leia também: Vacinação contra gripe é prorrogada até julho em Manaus
- Prefeitura de Manaus amplia rede de saúde com novas unidades na zona Centro-Sul
O subsecretário também enfatizou que as unidades móveis levam serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) a áreas de maior vulnerabilidade e de difícil acesso.
“O projeto começou com três unidades, atendendo as zonas mais populosas – Norte, Leste e Oeste – e hoje, com cinco estruturas, conseguimos abranger todos os Distritos de Saúde, incluindo a zona Sul e a rural”, explicou.
As unidades móveis oferecem consultas médicas e de enfermagem, exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo do câncer do colo do útero, além de atendimento para pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez, HIV, sífilis e hepatites B e C, e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
“As Unidades Móveis de Saúde da Mulher são voltadas exclusivamente ao atendimento feminino. Basta que a usuária compareça à unidade com um documento oficial de identidade e o cartão do SUS para ser atendida”, finalizou Coelho.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, incluindo pontos facultativos da administração municipal.
Locais e datas de atendimento
- Zona Norte: Rua Junqueiro, 1.259, na área da escola estadual Belarmino Marreiro – Novo Aleixo (até 7 de fevereiro)
- Zona Sul: Residencial Gilberto Mestrinho (Prosamim), rua Ajuricaba, estacionamento do bloco 28 – Cachoeirinha (até 7 de fevereiro)
- Zona Leste: Rua Barreirinha, s/n, em frente ao Centro de Convivência Prefeito José Fernandes – São José Operário (3 a 14 de fevereiro)
- Zona Oeste: Rua Padre Francisco, 350, ao lado da Igreja de Santo Antônio – Santo Antônio (até 7 de fevereiro)
- Zona Rural: USF Rural Pau-Rosa, Ramal do Pau-Rosa, s/n, entrada do Km 21, Assentamento Tarumã-Mirim (3 a 14 de fevereiro)