Rede MLC
News

20 de julho, Dia do Amigo

Uma amizade verdadeira pode transcender barreiras e inspirar mudanças significativas - Foto: Divulgação/Getty Images
Publicidade
Publicidade

A celebração do Dia do Amigo adquire um significado ainda mais profundo em meio à guerras e conflitos ao redor do mundo.

No Brasil, os dias 18 de abril e 20 de julho são especialmente reservados para celebrar o Dia do Amigo, uma data que carrega consigo significados profundos de afeição, estima e ternura.

A palavraamigo, oriunda do latim amicu, designa aquele que está ligado a outrem por laços de amizade.

Publicidade

Amizade, derivada do latim amicitate, refere-se ao sentimento fiel de afeição entre pessoas.

Essas definições, simples, mas profundas, nos convidam a refletir sobre a relevância dessa relação em nossas vidas e na sociedade.

A origem do Dia do Amigo e da Amizade

Em 1958, o médico paraguaio Ramón Artemio Bracho criou a Cruzada Mundial de la Amistad (CMA), com o objetivo de “promover o valor da amizade e inspirar uma sociedade mais pacífica, superando diferenças culturais, políticas e religiosas”.

Ramón Artemio Bracho fundador da Cruzada Mundial de la Amistad (CMA) – Foto: Divulgação

A campanha surgiu em um contexto pós-guerras mundiais e durante o governo autoritário de Alfredo Stroessner no Paraguai, demonstrando desde o início um caráter político e pacifista.

O dia 30 de julho foi eleito como Dia da Amizade, e, décadas depois, em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou esta data como o Dia Internacional da Amizade.

A finalidade da celebração, conforme destacado no livro International Friendships: The Interpersonal Basis of a Worldwide Community, é promover a relevância da amizade e a consciência de que ela pode inspirar esforços para a paz na sociedade.

Enrique Ernesto Febbraro, criador do dia do amigo – Foto: Divulgação

A origem do dia 20 de julho como Dia do Amigo e da Amizade é atribuída ao dentista argentino Enrique Ernesto Febbraro.

Inspirado pelo evento histórico da chegada do homem à lua em 1969, Febbraro enviou mil cartas a pessoas ao redor do mundo, recebendo 700 respostas.

A relevância da amizade em tempos de conflito

Os períodos mudaram, mas os conflitos continuam a assolar diversas regiões do mundo. Em 2022, o chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou queo nosso mundo está enfrentando a maior crise global de paz e segurança dos últimos anos“.

Desde a Guerra Civil na Síria, iniciada em 2011, até os conflitos mais recentes, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, e a escalada de violência entre Israel e Palestina, o mundo tem testemunhado destruição e sofrimento.

Diante desses desafios, a celebração do Dia do Amigo e do Dia Internacional da Amizade adquire um significado ainda mais profundo.

Retomar o ideal que serviu como base para o nascimento dessas comemorações — o cultivo da paz entre os povos, o respeito às diferenças históricas e culturais, e a compreensão de que uma relação amigável é essencial para a harmonia — é uma necessidade urgente.

 

Publicidade

Leia mais

Plataforma de petróleo pega fogo, explode e funcionário cai no mar

Vitória Vitor

Vítima de envenenamento por ovo de Páscoa é extubada e recebe notícia da morte do filho

Lucyana Gadelha

Arcebispo de Manaus está entre os brasileiros que vão participar do Conclave

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais