Rede MLC
News

Silvio Almeida, ministro de Lula é acusado de assédio sexual

O ministro Silvio Almeida em evento no Senado Federal — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Publicidade

As acusações são relatadas de maneira genérica em uma nota do Me Too Brasil; o ministro dos Direitos Humanos nega.

Silvio Almeida, titular da pasta de Direitos Humanos e Cidadania do governo Lula, enfrenta graves acusações de assédio sexual, incluindo supostamente contra a ministra Anielle Franco, titular da Igualdade Racial.

As denúncias foram feitas à organização Me Too Brasil, que confirmou ter recebido relatos de vítimas, oferecendo apoio psicológico e jurídico.

Em resposta, Almeida solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Comissão de Ética Pública que apurem os fatos, negando as acusações.

Na imagem, à esquerda, Anielle Franco, e, à direita, Silvio Almeida – Foto: Reprodução/Internet

O Instituto Luiz Gama, fundado pelo próprio Almeida, declarou que as acusações são “mentiras para derrubá-lo” e apontou que o ministro é alvo frequente de racismo e tramas políticas.

Segundo o Instituto, há um movimento organizado por pessoas que se sentem “ofuscadas” pelo trabalho do ministro.

Muitas pessoas mesquinhas e racistas não querem um ministro negro. Infelizmente, há pessoas negras que também não querem, gente que há muito tempo trama contra ele e reclama que está sendo ofuscada por ele, diz a nota.

O governo federal, por meio do Planalto, reconheceu a gravidade das denúncias e convocou Almeida para prestar esclarecimentos.

Em nota oficial, o governo afirmou que o caso está sendo tratado com “rigor e celeridade”, as situações de possíveis violências contra mulheres.

Posicionamento de Silvio Almeida

Em defesa, o ministro ressaltou o compromisso com os direitos humanos e repudiou as acusações.

Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim”, declarou, destacando o respeito pela esposa e filha e pedindo que as investigações sigam com total rigor.

O caso segue sendo investigado pela Comissão de Ética da República, que já ouviu o ministro, o Controlador-Geral da União, Vinícius Carvalho, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

 

 

Publicidade

Leia mais

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais