Rede MLC
Geral

‘Asfalta Manaus’: Programa já recuperou mais de 2 mil vias em Manaus

'Asfalta Manaus': Programa já recuperou mais de 2 mil vias em Manaus. Foto: Divulgação.
Publicidade

A meta é recapear 10 mil ruas, becos a grandes avenidas na capital amazonense 

O programa de pavimentação urbana da capital, o “Asfalta Manaus” foi lançado pela Prefeitura de Manaus no dia 24 de abril de 2022, fruto de uma parceria com o governo do Amazonas. O programa foi implantado na cidade com a meta de recapear 10 mil ruas, de becos a grandes avenidas. Em pouco mais de um ano, mais de 2 mil vias já foram totalmente recuperadas, muitas delas após décadas de espera, melhorando a vida da população.

Além do “Asfalta Manaus”, a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também atuou intensamente na construção e recuperação de sistemas de drenagem, profundas e superficiais; calçamentos; contenções de grandes erosões (voçorocas); entre outras obras que melhoram a mobilidade e a infraestrutura manauara.

Após o contrato firmado, a primeira rua asfaltada foi no bairro Alvorada, situado na zona Centro-Sul, e se estendeu a todas as zonas de Manaus. A atual gestão trabalhou pelas avenidas principais, ruas secundárias, becos, comunidades e vielas.

Moradores beneficiados pelo programa relatam a disparidade na qualidade do pavimento entregue hoje, em comparação com o mesmo serviço executado em anos anteriores. “O trabalho não é fácil, a gente percebe. O asfalto quente e o sol forte dificultam o processo, mas toda a equipe está de parabéns. Antes, era só maquiagem. Agora, temos asfalto grosso e de qualidade na porta de casa”, conta Darlene Duarte, 50 anos, moradora do bairro Japiim.

Como instrumento de transparência e informação, no dia 14 de dezembro de 2022, a prefeitura lançou o site “Asfaltômetro”, que contabiliza as ruas asfaltadas de forma total e parcial pelo programa, atualizando a população por meio das zonas, bairros e ruas que receberam os serviços.

Estamos empenhados em trabalhar todos os dias pelas zonas de Manaus, para alcançarmos o maior número de ruas asfaltadas. Sabemos que ainda falta muito trabalho a ser feito. Esse é só o começo da transformação e evolução de Manaus. Meu desejo é fazer a população daqui ter orgulho do lugar que nasceu, que cresceu, que mora. Acabou aquela fase de que Manaus era deixada em segundo plano. A força do nosso trabalho e dedicação nos impulsiona para frente’’, afirma o prefeito David Almeida.

De acordo com a última atualização do site Asfaltômetro, a prefeitura recuperou 537 ruas na zona Norte, 186 na zona Sul, 426 na zona Leste, 275 na zona Oeste, 297 na zona Centro-Oeste e 288 na zona Centro-Sul.

De becos a grandes avenidas

O programa recuperou importantes vias em áreas que não recebiam atenção há décadas, como a rua Cruzeiro, no bairro Grande Vitória, e a rua Penetração, no conjunto Vila Amazonas, que dá acesso ao Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, destinado a estudantes com deficiência.

Desde os becos das comunidades até as grandes avenidas como a Max Teixeira, na zona Norte; a Cosme Ferreira, na zona Leste; e a avenida 7 de Setembro, no Centro, que são os principais corredores viários da cidade, foram contemplados.

Nessa gestão, não existe diferença de rua grande para via pequena, de avenidas principais e de ruas secundárias. A determinação do prefeito David Almeida é clara e justa, para que toda a gestão envolvida trabalhe de forma dinâmica, com velocidade e qualidade. É assim que faz o nosso prefeito e é desta forma que seguimos, acordando de madrugada para executar os trabalhos”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 10 milhões

Indra Miranda

TCE-AM divulga resultado final do PSS/2024

Júlia Maciel

Primeiras mortes por febre do oropouche são confirmadas no Brasil

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais