Rede MLC
Economia

Amazonas ocupa 3° lugar no ranking de déficit habitacional, segundo IBGE

Construções aglomeradas em Manaus - Foto: iStock
Publicidade

O estado fica atrás apenas do Amapá (18%) e Roraima (17,2%).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Amazonas ocupa atualmente o 3° lugar no ranking de déficit habitacional, com 14,5%.

O IBGE explica que o déficit habitacional consistem na população que ou em uma casa precária, ou com várias pessoas em um espaço pequeno, ou ainda gastam quase 40% do salário para pagar um aluguel.

Para o Amazonas, cálculo do déficit habitacional resulta em:

  • Ônus excessivo com aluguel urbano (38,9%) – refere-se a famílias com renda domiciliar de até três salários mínimos que gastam mais de 30% dessa renda com aluguel. Este é o maior componente do déficit habitacional em Manaus, capital do estado, com 40.272 domicílios.
  • Coabitação (32,9%) – situações em que muitas pessoas, parentes ou não, moram em um mesmo imóvel. Na capital, cerca de 34.097 imóveis estão ocupados dessa forma.
  • Habitação precária (28,1%) – inclui áreas de risco, locais sujeitos a alagamentos, risco de deslizamentos ou falta de saneamento básico. Em Manaus, por exemplo, existem 29.102 morado nessas condições.
Publicidade

Leia mais

Por que a 2ª parcela do 13º salário é menor? Entenda os descontos e como calcular o valor

Indra Miranda

1ª Feira da Economia Criativa e Empreendedorismo da Terceira Idade é inaugurada no Parque do Idoso

Lucyana Gadelha

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais