Rede MLC
Meio Ambiente

Com Rio Negro abaixo de 15 metros, praia da Ponta Negra continua interditada

A medida está em conformidade com a decisão da Prefeitura de Manaus, que interditou o balneário em razão da estiagem. - Foto: Semcom
Publicidade
Publicidade

A medida tem a intenção de manter a segurança de banhistas que usam a praia como forma de lazer.

A praia da Ponta Negra continua interditada para banho, em razão do volume de água abaixo da cota de margem de segurança, que é 16 metros. Nesta sexta-feira (29), o rio Negro registrou 14,30 metros, apresentando um ritmo menos intenso de subida das águas, após um período de estiagem recorde. 

Em setembro deste ano, a praia da Ponta Negra foi interditada para banhistas após o Rio Negro ultrapassar a cota mínima de segurança em Manaus. A interdição da praia para o banho acontece em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos.

Publicidade

Devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, alterações no terreno podem aparecer, como buracos, desníveis, depressões e o surgimento de banco de areias.

A limitação impede a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado. – Foto: Semcom

Apenas atletas e praticantes de esportes aquáticos, como canoagem e remo, por meio das federações, recebem autorização para o uso esportivo, e não recreativo, para saída a partir da praia.

A coordenação do complexo também recebe os pedidos para autorização de eventos desportivos, com atletas, incluindo competições como triatlo, canoagem e remo.

A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas e seguirá acessível, para uso de atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.

Publicidade

Leia mais

Inmet emite alerta de ‘perigo’ de chuvas intensas para Manaus neste domingo (6)

Lucyana Gadelha

Alerta em Manaus: chuvas intensas e ventos fortes podem causar inundações e deslizamentos

Lucyana Gadelha

Pesca do tambaqui é liberada no Amazonas após período de defeso

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais