Rede MLC
Esporte

Fifa confirma as datas e vagas para a Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil

Torneio com 32 seleções será realizado de 24 de junho a 25 de julho de 2027; será a primeira edição da competição na América do Sul. - Foto: Alexander Hassenstein/FIFA
Publicidade
Publicidade

Em 17 de maio de 2024, o Brasil ganhou o direito de ser sede da Copa feminina, a primeira na América do Sul, ao vencer a candidatura europeia com Alemanha/Bélgica/Holanda.

O Conselho da Fifa definiu, em reunião por videoconferência, as datas de abertura e final da Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá no Brasil no período de 24 de junho a 25 de julho. 

As datas foram as apresentadas pelo Brasil no projeto de candidatura à Fifa, e mantidas após visita de funcionários da Federação ao país nos últimos meses.

Publicidade

Mesmo com as datas definidas, ainda não foram escolhidas as cidades sedes do torneio. A ideia da Fifa é que entre 8 e 10 locais recebam a competição. A decisão ocorrerá somente em 2025.

Segundo Gianni Infantino, presidente da Fifa, a Copa do Mundo Feminina da Fifa Brasil 2027 “já está tomando forma”.

“Mal podemos esperar pela partida de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027 – e todas as partidas que levarão à final no domingo, 25 de julho de 2027”, afirmou Gianni Infantino.

“Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, levando o jogo feminino ao próximo nível em termos de participação e popularidade”, declarou o presidente da Fifa.

Em 17 de maio de 2024, o Brasil ganhou o direito de ser sede da Copa feminina, a primeira na América do Sul, ao vencer a candidatura europeia com Alemanha/Bélgica/Holanda, após votação dos 211 filiados da federação internacional, durante o Congresso ordinário na Tailândia.

Em 17 de maio de 2024, o Brasil ganhou o direito de ser sede da Copa feminina, a primeira na América do Sul, após votação dos 211 filiados da federação internacional, durante o Congresso ordinário na Tailândia. – Foto: Reprodução/FIFA

Vagas

O Conselho também aprovou como serão distribuídas as 31 vagas para a disputa da competição:

  • Ásia: seis vagas diretas
  • África: quatro vagas diretas
  • Américas do Norte e Central: quatro vagas diretas
  • América do Sul: três vagas diretas, incluindo o Brasil
  • Oceania: vaga direta
  • Europa: 11 vagas diretas

As três vagas restantes serão definidas em um playoff mundial por dez equipes, em duas fases distintas.

A primeira será entre novembro e dezembro de 2026, e a segunda em fevereiro de 2027, em sedes a serem anunciadas (a última provavelmente no Brasil). Participarão dessa repescagem:

  • Ásia – 2 vagas
  • África – 2 vagas
  • Américas do Norte e Central – 2 vagas
  • América do Sul – 2 vagas
  • Oceania – 1 vaga
  • Europa – 1 vaga

Na primeira fase do playoff, os dois asiáticos, os dois africanos, a equipe da Oceania e o pior classificado da América do Sul disputam duas vagas na fase final, em fevereiro, quando se juntarão ao melhor ranqueado da América do Sul, às duas equipes da Concacaf e à europeia, pelas três vagas finais.

Publicidade

Leia mais

Colo-Colo x Fortaleza é cancelado após invasão e mortes de 2 torcedores

Lucyana Gadelha

Seleção Brasileira Feminina vence os EUA nos acréscimos e encerra jejum de 10 anos

Lucyana Gadelha

Kevin De Bruyne anuncia saída do Manchester City após 10 anos de glórias

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais