O que parece ser um fenômeno da natureza, como as neblinas por exemplo, na verdade está sendo causado pelas queimadas
Nos últimos dias, os Manauaras têm acordado em meio a fumaça em várias regiões da capital, o que tem chamado a atenção de muitas pessoas.
Mas o que parece ser um fenômeno da natureza, como as neblinas por exemplo, na verdade está sendo causado pelas queimadas, que estão cada vez mais constantes em Manaus, e no interior do Amazonas.
O que muita gente não sabe, é que toda essa fumaça pode trazer vários problemas de saúde, principalmente as síndromes respiratórias, que já afetam parte da população.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), de 12 de Julho a 14 de Setembro foram registrados quase 1150 incêndios em todo o estado, e o número pode aumentar por conta do período seco e quente que estamos enfrentando, e consequentemente, vem mais fumaça por aí.
Danos causados pela fumaça
A pergunta que não quer calar é : O que fazer pra diminuir os danos causados pela inalação da fumaça, que geralmente se espalha pela cidade nas primeiras horas da manhã?
Entramos em contato com uma Otorrinolaringologista, segundo ela, o agravamento das síndromes respiratórias é a maior preocupação durante esse período. “ A exposição a essa fumaça é prejudicial pra todo nosso sistema respiratório. Quem tem rinite por exemplo, ou sinusite, vai sofrer um pouco mais. No caso dos asmáticos, o problema é ainda maior , já que eles podem ter mais crises por causa da fumaça.” Esclareceu a otorrino Nina Brock.
Como se proteger
A recomendação dos médicos é evitar qualquer exposição desnecessária a essa fumaça, e usar máscara casa precise sair em meio ao ar poluído. “ A melhor indicação é sair de máscara sempre que puder, e é claro, também se preocupar em umedecer os ambientes internos de casa, para evitar que a fumaça se espalhe ainda mais. Caso a pessoa venha sentir alguma irritação na garganta , ou começar a tossir demais, a recomendação é procurar urgente uma unidade de saúde.” Completou Nina Brock.