Rede MLC
News

Maduro expulsa diplomatas argentinos e Brasil assume embaixada em Caracas

Bandeiras da Argentina e do Brasil - Foto: Divulgação/Shutterstock
Publicidade

Bandeira brasileira foi hasteada na embaixada argentina.

Nesta quinta-feira (1), o Brasil assumiu oficialmente a representação diplomática da Argentina na Venezuela, após o presidente Nicolás Maduro decretar o fechamento da embaixada argentina e ordenar a expulsão dos diplomatas.

Segundo informações da Reuters, testemunhas observaram o hasteamento da bandeira brasileira na residência do embaixador argentino em Caracas.

Com essa decisão, o Brasil terá a responsabilidade dos direitos dos cidadãos e empresas argentinas em solo venezuelano na ausência de um embaixador argentino.

Além disso, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá mediar e articular negociações entre Nicolás Maduro e Javier Milei, em um contexto de ruptura dos canais de diálogo entre as partes.

Bandeira brasileira é hasteada em embaixada da Argentina na Venezuela — Foto: Reprodução/Diana Mondino/X

A medida gerou preocupação quanto ao destino dos oposicionistas ao regime de Maduro que estão abrigados na embaixada argentina há meses.

A decisão do Brasil foi elogiada pela líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, e pelo presidente da Argentina, Javier Milei, através das redes sociais.

Agradecemos ao governo do Brasil pela disposição em assumir a representação diplomática e consular da República Argentina na Venezuela, e a proteção de sua sede e residência, bem como a integridade física de nossos colegas asilados na referida residência”, escreveu María Corina no X.

María Corina Machado e Edmundo González, durante coletiva de imprensa quinta-feira (29) — Foto: Cristian Hernández/ AP

Corina destacou que essa ação pode contribuir para o avanço de um processo de negociação construtivo e eficaz, como o que o Brasil tem apoiado.

Por sua vez, Milei expressou sua gratidão em letras maiúsculas:OBRIGADO AO BRASIL”.

“Aprecio muito a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos ali”, afirmou o presidente argentino.

Protestos contra Maduro na Cidade do México e Buenos Aires – Foto: Henry Romero, Reuters | Tomas Cuesta, Reuters

Milei relatou que o pessoal diplomático argentino teve que deixar a Venezuela nesta quinta-feira, como retaliação doditador Maduro pela nossa condenação da fraude que perpetraram no domingo passado”. Ele também afirmou acreditar que em breve a Argentina reabrirá a embaixada em uma Venezuela livre e democrática.

O jornal argentino Ámbito Financiero relembrou que não é a primeira vez que o Brasil assume um papel auxiliar na representação diplomática argentina.

Um exemplo similar ocorreu durante a guerra das Malvinas, em 1982, quando foram fechadas as respectivas embaixadas em Londres e Buenos Aires.

Naquela época, foi criada uma seção de interesses argentinos na embaixada do Brasil em Londres, e uma correspondente aos britânicos na embaixada da Suíça, em Buenos Aires.

Publicidade

Leia mais

Incêndio de grandes proporções atinge distribuidora na Zona Leste de Manaus

Indra Miranda

20 toneladas de mercadorias sem nota fiscal no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus

Indra Miranda

BYD confirma produção de veículos no Brasil em 2025 

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais