Rede MLC
Polícia

Operação da PF desarticula grupo de milicianos envolvido no comércio ilegal de ouro na Amazônia

As atividades ilegais ocorriam em três municípios do Amazonas: Humaitá, Japurá e São Gabriel da Cachoeira. - Foto: Divulgação/PF
Publicidade
Publicidade

As investigações apontam que o grupo contava com o apoio de agentes da segurança pública estadual para transportar o ouro por meio de embarcações, caminhões e aeronaves.

Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Federal (PF) deu início à ‘Operação Ourives’, que tem como alvo um grupo formado por milicianos acusados de comercializar ouro extraído de garimpos clandestinos na Amazônia Legal. A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Manaus, mobilizando 17 agentes. A lista de itens apreendidos ainda não foi divulgada.

De acordo com a PF, os investigados recrutavam ourives para atuar na venda do minério obtido ilegalmente.

Publicidade

As investigações apontam que o grupo contava com o apoio de agentes da segurança pública estadual para transportar o ouro por meio de embarcações, caminhões e aeronaves.

“Os agentes do estado também forneciam o ouro ilegal e coordenavam a distribuição com intermediários, incluindo ourives e empresários”, informou a PF.

A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Manaus, mobilizando 17 agentes. – Foto: Divulgação/PF

A organização criminosa utilizava empresas de fachada para lavar o dinheiro obtido de forma ilícita, atuando principalmente no Amazonas e em Roraima.

As atividades ilegais ocorriam em três municípios do Amazonas: Humaitá, Japurá e São Gabriel da Cachoeira.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros delitos relacionados.

A operação reforça os esforços das autoridades no combate à exploração ilegal de recursos naturais e à atuação de grupos criminosos na região amazônica.

Publicidade

Leia mais

Recém-nascida é sequestrada por homens armados no interior de Alagoas

Lucyana Gadelha

Mulher tem parte do dedo arrancado por namorado durante briga em bar de Manaus

Lucyana Gadelha

PF investiga prefeito de Sorocaba por suspeita de desvios na saúde

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais