Durante as abordagens, alguns motoristas tentaram esconder motocicletas, mas foram rapidamente identificados pelas equipes.
Uma operação realizada na madrugada deste sábado (18) foi destinada a combater irregularidades no trânsito e eventos ilegais conhecidos como “rolezinhos” em adegas, na área do Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A ação foi conduzida pela Prefeitura, com o apoio de órgãos federais e estaduais.
Durante a operação, uma pessoa foi presa por tráfico de drogas, quatro veículos foram removidos e 56 autuações foram feitas por infrações como estacionamento irregular, uso inadequado de equipamentos sonoros em veículos e outras irregularidades.
Participaram da ação diversas secretarias municipais, como Meio Ambiente (SemmasClima), Agricultura (Semacc), Segurança Pública (Semseg) e Mobilidade Urbana (IMMU), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).
Fransuá Matos, secretário da SemmasClima, ressaltou a importância da ação, mencionando a proximidade de um hospital e de um centro de recuperação na região, além das muitas denúncias de comportamentos irregulares nos locais frequentados por carros tunados e “paredões” de som.
“É importante que a população se divirta, mas deve respeitar a legislação ambiental”, afirmou o secretário da SemmasClima.
O agente de trânsito, Renato Bruno, destacou a necessidade de combater as adegas e outras infrações, que têm causado perturbação à comunidade local.

Chardson Costa, chefe da PRF, explicou que a operação faz parte de ações de segurança viária, focando em coibir o consumo de bebidas alcoólicas e a direção imprudente em locais de grande aglomeração.
“Encontramos motociclistas sem capacetes, veículos sem placas e diversas outras ilegalidades”, disse.
A operação, que se estendeu até as 3h30, incluiu a fiscalização de veículos e revistas em pessoas suspeitas. Durante as abordagens, alguns motoristas tentaram esconder motocicletas, mas foram rapidamente identificados pelas equipes.
Poluição Sonora
A poluição sonora continua sendo um dos principais desafios ambientais na cidade. Segundo a prefeitura, cerca de 60% das fiscalizações realizadas entre 2021 e 2024 focaram nesse problema.
Em 2024, foram registradas mais de 2 mil denúncias relacionadas ao barulho, com destaque para os “paredões” nas adegas.
Para denunciar casos de poluição sonora ou crimes ambientais, os cidadãos podem enviar registros (vídeos, fotos, data e local) para o número (92) 98842-2161, ou por e-mail: defis.semmas@gmail.com.
As denúncias também podem ser feitas pelo portal oficial da Prefeitura de Manaus.