Um incêndio destruiu o prédio da antiga bolsa de valores de Copenhague, na Dinamarca, nesta terça-feira (16). O edifício é uma das construções mais antigas da capital e passava por obras de restauração, mas ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
Os serviços de emergência tentaram controlar o fogo, mas as chamas se espalharam por todos os pisos através do poço do elevador. Máquinas foram chamadas para remover parte do telhado de cobre, para ajudar no combate com água.
De acordo com o porta-voz da polícia local, as pessoas que estavam no prédio quando o incêndio começou foram todas retiradas. Não houve relatos de feridos até o momento.
Bombeiros adentraram no prédio para resgatar objetos de valor e alguns pedestres chegaram a se juntar aos serviços de emergência para ajudar a transportar variadas obras de artes e outras peças com valor histórico para longe das chamas.
O primeiro-ministro Mette Frederiksen, chamou o patrimônio cultural do edifício de “insubstituível” e disse que “um pedaço da história dinamarquesa” estava em chamas.
Já o Ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, chamou o incêndio de “nosso próprio momento Notre Dame” em publicação no X (antigo Twitter), referindo-se ao incêndio que destruiu o telhado e o pináculo da catedral de Paris, há cinco anos.
Edifício Børsen
O edifício foi construído originalmente, no século 17, no estilo renascentista holandês, a pedido do rei Cristiano IV para abrigar tendas onde se vendiam mercadorias como chá e especiarias.
A espiral do prédio possuía três coroas no topo, simbolizando os reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia e recentemente passou por reformas com sua fachada coberta de andaimes e revestimentos de proteção.