A campanha busca tornar o modelo de doação mais acessível e eficiente, incentivando a participação da sociedade e do poder público.
Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Manaus lançou a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O objetivo é incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para projetos sociais que beneficiam instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos.
Durante o lançamento, o prefeito destacou a importância da campanha e a necessidade de ampliar o número de doadores.
“Mais de 500 mil declarações de Imposto de Renda foram feitas, mas apenas 408 doações foram destinadas ao fundo principal do idoso e da criança e do adolescente. Podemos ajudar muito mais instituições. Este ano, cinco instituições estão sendo contempladas com os recursos arrecadados no ano passado”, afirmou o prefeito David Almeida.
Ainda segundo o prefeito, a meta é “dobrar o número de contribuintes e doações para melhor atender crianças, adolescentes e idosos“.
A campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), além de parceiros estratégicos.
Durante o evento, que ocorreu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, foram explicados os mecanismos para realizar as doações e os impactos positivos que esses recursos podem gerar na qualidade de vida da população.

O secretário da Semasc, Saullo Vianna, reforçou a importância da união entre as secretarias municipais para ampliar a arrecadação e beneficiar mais pessoas.
“Essa campanha vem sendo planejada há algum tempo, e hoje damos o pontapé inicial para fortalecer o atendimento da prefeitura por meio da doação do Imposto de Renda. Como diz o slogan, é a chance de transformar sua doação em uma boa ação, ajudando crianças, adolescentes e idosos pela Fundação Doutor Thomas”, explicou Vianna.
O secretário municipal de Finanças, Clécio Freire, destacou o impacto positivo do programa para o atendimento a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.
“Se você se sensibiliza ao ver uma criança no sinal de trânsito, essa é uma forma de ajudar de maneira concreta. No momento da declaração do Imposto de Renda, direcione parte do seu imposto para esse programa. Caso contrário, o dinheiro irá para os cofres da União, beneficiando outros Estados. Esse programa permite que esses recursos sejam utilizados para implementar políticas e serviços públicos ainda melhores e mais abrangentes para a cidade de Manaus”, enfatizou Freire.
A campanha busca tornar o modelo de doação mais acessível e eficiente, incentivando a participação da sociedade e do poder público na ampliação dos benefícios para projetos sociais voltados às camadas mais vulneráveis da população.
Eduardo Lucas, diretor-presidente da FDT, ressaltou que os recursos arrecadados permanecerão em Manaus e serão direcionados ao Fundo Municipal do Idoso e ao Fundo da Criança.
“Essa iniciativa é muito importante, pois os recursos arrecadados com a campanha serão destinados ao Fundo Municipal do Idoso, ao Fundo da Criança ou a ambos, conforme a escolha do doador. Esse dinheiro permanece em Manaus, não vai para a conta única do Tesouro Nacional em Brasília, sendo investido em projetos sociais de organizações que atendem crianças e idosos”, informou.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus busca incentivar a solidariedade entre os contribuintes, garantindo que os recursos doados sejam utilizados de forma transparente e eficaz para melhorar a vida de quem mais precisa.