A Amazonas Energia tem 10 dias para apresentar as explicações e documentos solicitados.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou oficialmente a concessionária Amazonas Energia nesta quinta-feira (3) para esclarecer o blecaute que atingiu Manaus e região metropolitana na noite quarta-feira (2). O corte no fornecimento de energia, que durou cerca de três horas, afetou também os municípios de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
Este foi o segundo apagão em menos de 30 dias – o primeiro ocorreu no dia 7 de março, quando a concessionária atribuiu a falha a “fortes chuvas”. Em ambos os casos, o problema estaria relacionado ao desligamento da linha de transmissão Jurupari-Oriximiná.
Em documento entregue na sede da empresa, no bairro Flores, o Procon-AM cobrou:
- Medidas preventivas adotadas após o primeiro blecaute;
- Laudo técnico do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as causas dos dois incidentes;
- Plano de contingência atualizado;
- Comprovação de atendimento prioritário a unidades de saúde;
- Ações para reparar danos aos consumidores.
A Amazonas Energia tem 10 dias para apresentar as explicações e documentos solicitados. A falta de resposta poderá resultar em sanções administrativas.
Direitos do consumidor
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, destacou: “Muitas pessoas tiveram prejuízos. Pelo Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores assumem o risco das atividades. Estamos trabalhando para responsabilizar cada envolvido nessa cadeia”.
Os consumidores afetados podem:
- Registrar reclamação no Procon-AM;
- Solicitar reparação diretamente à concessionária;
- Buscar indenização via Judiciário.
O órgão reforça que monitorará as ações da empresa para evitar novos episódios, especialmente considerando os graves impactos causados à população e serviços essenciais.