O processo para restabelecer uma rede social não é automático e pode levar algumas horas.
Nesta terça-feira (8), após 39 dias de bloqueio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que o aplicativo X volte a funcionar no Brasil.
O X teve que pagar R$ 28,6 milhões em multas e cumprir todas as ordens do STF para voltar a operar no país.
A plataforma X se manifestou após o desbloqueio da rede social no Brasil, afirmando que tem “orgulho” de estar de volta ao país e que continuará a defender a liberdade de expressão “dentro dos limites da lei”.
- Leia mais: Multas pagas pelo X chegam à conta correta indicada pelo STF
- Moraes manda transferir R$ 18,3 milhões do X e da Starlink para a União
Alexandre de Moraes deu 24 horas para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) repasse o ofício com a ordem para as operadoras de internet ligadas ao órgão.
“Determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, definiu Moraes.
A Anatel começou a notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações na manhã desta quarta-feira (9). A ordem é para que todas permitam o acesso dos clientes ao aplicativo.
O processo para restabelecer uma rede social não é automático e pode levar algumas horas. A demora acontece porque existem mais de 20 mil provedores no Brasil, segundo o Ministério das Comunicações.
O bloqueio do X, por exemplo, foi efetivado cerca de oito horas após a ordem do ministro, em 30 de agosto.