O CNU centralizou em um único processo seletivo os concursos autorizados para a contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal, reunindo mais de 6,6 mil vagas.
Nesta terça-feira (14), o Ministério da Gestão anunciou a antecipação da divulgação do resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para o dia 4 de fevereiro. A coletiva de imprensa sobre o tema foi transmitida ao vivo pelo YouTube.
Participaram da coletiva a ministra da Gestão, Esther Dweck, o Secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr, e o diretor do CNU, Alexandre Retamal.
Inicialmente, o resultado estava previsto para ser divulgado em 21 de novembro, mas foi adiado para 11 de fevereiro de 2025, devido a uma decisão judicial que reintegrou ao concurso cerca de 32 mil candidatos.
O motivo foi garantir a correção das provas escritas dos participantes que disputam vagas reservadas para negros, assegurando a proporcionalidade com os candidatos de ampla concorrência.
Além disso, foi cancelada a eliminação dos participantes que deixaram de preencher corretamente uma das formas de identificação no gabarito (“bolinha” ou frase da capa).

Desde o anúncio do novo cronograma, em novembro, esses candidatos têm sido convocados para o envio de títulos, procedimentos de verificação para cotas e outras etapas do concurso que não haviam realizado anteriormente.
Concurso Nacional Unificado
As provas do CNU foram aplicadas no dia 18 de agosto de 2024, após um adiamento devido à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.
Inédito, o CNU centralizou em um único processo seletivo os concursos autorizados para a contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal, reunindo mais de 6,6 mil vagas. Este é o maior concurso do país em número de inscritos, com 2,1 milhões de participantes.