Rede MLC
Cultura

Amazonas ganha primeira sala de cinema dentro de Aldeia Indígena

A sala de cinema do “Cine Aldeia”, localizada na Aldeia Inhaã-bé, às margens do Lago Tarumã-Açú, foi idealizada em 2019 por Thaís Kokama. – Foto: Tácio Melo
Publicidade
Publicidade

O Amazonas está prestes a inaugurar a primeira sala de cinema dentro de uma aldeia indígena.

O projeto “Cine Aldeia”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e promovido pela Prefeitura de Manaus através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), abrirá as portas no próximo sábado, 1º de fevereiro, às 17h, na aldeia indígena Inhaã-bé, localizada na região do Tarumã-Açu, nos arredores de Manaus.

A cerimônia de inauguração contará com a exibição de oito curtas-metragens, que permanecerão em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além disso, será lançado o documentário “Traços da Resistência”, dirigido e produzido pela indígena Thaís Kokama, idealizadora do projeto e fundadora da produtora responsável.

Publicidade

Para o diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, a concretização de projetos culturais como o “Cine Aldeia” reforça a importância dos editais financiados pela LPG.

“O município de Manaus já realizou 100% do repasse financeiro da Lei Paulo Gustavo para os vencedores, permitindo que iniciativas como o ‘Cine Aldeia’ saiam do papel. Sob a orientação do prefeito David Almeida, estamos garantindo que todas as zonas de Manaus sejam contempladas por esses investimentos culturais”, destacou Medeiros.

A inauguração do “Cine Aldeia” acontecerá no próximo sábado (1º) e promete ser um marco cultural na região. – Foto: Tácio Melo

O “Cine Aldeia” é um marco na história da cultura indígena e da região Norte, sendo uma das primeiras salas de cinema em aldeias indígenas no Brasil. Thaís Kokama ressaltou a relevância desse avanço, especialmente diante dos desafios enfrentados pelas comunidades locais.

“Atualmente, a aldeia Inhaã-bé, mesmo após o isolamento causado pela Covid-19 e recentemente afetada pela seca no lago Tarumã-Açu, ganhou força com diversas ações culturais. Agora, com essa sala de cinema, vivemos mais uma fase positiva, marcando nossa inserção nesse segmento cultural, afirmou Thaís.

O evento de lançamento contará com transporte gratuito, que sairá às 16h do porto da Prainha, no Tarumã-Açu, e retornará ao mesmo local às 18h.

O “Cine Aldeia” foi um dos projetos vencedores do Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), iniciativa viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, em parceria com o Ministério da Cultura e o governo federal.

Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins 2025: Caprichoso e Garantido revelam toadas oficiais com temas amazônicos

Lucyana Gadelha

Festival de Parintins tem lançamento adiado após governador contrair Covid e Influenza

Lucyana Gadelha

Caprichoso lança álbum “É Tempo de Retomada” com espetáculo cinematográfico em Parintins

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais