Rede MLC
Saúde

Cientistas avançam em projeto de “atlas” das 37 trilhões de células do corpo humano

Todas as células do nosso corpo contêm o mesmo material genético e desenvolvem-se a partir dos mesmos blocos de construção básicos — Foto: Divulgação
Publicidade

Projeto mapeia células do desenvolvimento esquelético e investiga conexões com doenças congênitas e inflamatórias.

Na última quarta-feira (20), cientistas alcançaram um marco importante no desenvolvimento do Human Cell Atlas, um projeto que busca catalogar todas as células do corpo humano para aprimorar o diagnóstico e tratamento de doenças.

Os resultados, publicados na revista Nature, incluem o primeiro esboço do mapeamento do desenvolvimento esquelético humano.

O projeto, iniciado em 2016, é uma colaboração internacional que reúne pesquisadores de diversas partes do mundo.

Uma imagem renderizada em 3D de um esqueleto em desenvolvimento mostra cartilagem e osso. A. Chédotal/R. Blain; Institut de la Vision; Paris/MeLiS UCBL HCL; Lyon
Uma imagem renderizada em 3D de um esqueleto em desenvolvimento mostra cartilagem e osso — Foto: Divulgação/MeLiS UCBL HCL; Lyon

Com o objetivo de concluir um rascunho inicial do atlas completo em até dois anos, os cientistas pretendem explorar profundamente a biologia celular humana e as implicações delas para a saúde.

As células são a unidade básica da vida, e quando algo dá errado, isso acontece com nossas células, em primeiro lugar ”, afirmou Aviv Regev, copresidente do projeto e vice-presidente executivo da Genentech.

Regev destacou a importância do atlas tanto para a compreensão fundamental da vida quanto ao tratamento de doenças.

Ilustração de partes de corpos
O nosso corpo é composto de um enorme conjunto de células diferentes que formam nosso órgãos e tecidos, mas não temos ideia da função da maioria delas — Foto: Ilustração de partes de corpos/Divulgação/Alamy

Descobertas recentes

Uma das frentes de pesquisa se concentrou no mapeamento das células envolvidas no desenvolvimento esquelético durante o primeiro trimestre da gravidez. Os cientistas analisaram a cartilagem, que atua como base para o crescimento ósseo, exceto na parte superior dos crânios.

Eles também identificaram células essenciais para a formação dos crânios e estudaram como mutações genéticas podem prejudicar o desenvolvimento cerebral em recém-nascidos.

Células
Nossas células são belas e complexas. É preciso um enorme esforço científico internacional para decodificar suas funções — Foto: Divulgação/Alamy

Os resultados indicam que esses dados podem ser usados ​​para desenvolver terapias e diagnósticos direcionados a condições congênitas. 

Além disso, o atlas revelou um tipo específico de célula intestinal que pode estar relacionado a inflamações, com implicações diretas em doenças como a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Outras áreas de pesquisa

O atlas do desenvolvimento do timo também foi apresentado. Este irá desempenhar um papel vital na formação de células imunológicas que ajudam a proteger o corpo contra infecções e câncer.

“Compreender a complexidade do desenvolvimento humano em nível celular é crucial para o avanço das estratégias diagnósticas e terapêuticas”, afirmou Muzlifah Haniffa, membro do comitê organizador do projeto.

Ao todo, o corpo humano abriga cerca de 37 trilhões de células, cada uma com funções únicas e interações complexas.

Fina camada de pele
Até a fina camada de pele que recobre os nossos corpos é formada por uma mistura complexa de células diferentes — Foto: Divulgação/Getty Images

Ao mapear essa diversidade, o Human Cell Atlas promete revolucionar a forma como abrangemos a saúde humana e tratamos uma ampla gama de condições médicas.

 

Publicidade

Leia mais

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Diabetes provoca ao menos 50 amputações por dia no Brasil, alerta Ministério da Saúde

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais