Rede MLC
News

Departamento de Justiça dos EUA pede que Google venda o navegador Chrome

Google deve ser forçado a vender o navegador Chrome, diz o Departamento de Justiça dos EUA — Foto: Divulgação/Shutterstock
Publicidade

EUA intensificam combate ao monopólio do Google e sugerem venda do navegador Chrome

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos formalizou, na quarta-feira (20), um pedido para que a Alphabet (GOOGL), dona do Google, venda o navegador Chrome. A medida faz parte de uma ação antitruste que busca conter o domínio do gigante da tecnologia no mercado de buscas online.

A iniciativa ocorre após uma vitória judicial do governo americano em um processo antitruste contra o Google, reforçando a pressão sobre a empresa.

Google deve ser forçado a vender o navegador Chrome, diz o Departamento de  Justiça dos EUA
Google deve ser forçado a vender o navegador Chrome, diz o Departamento de Justiça dos EUA — Foto: Divulgação/Shutterstock

O Chrome, atualmente responsável por cerca de dois terços do mercado global de navegadores, é considerado peça central na estratégia de integração com o mecanismo de busca da companhia.

Segundo os advogados do governo, restaurar a concorrência exige a separação do mecanismo de busca do Google de outros produtos da empresa, como o Chrome e o sistema operacional Android.

A proposta inclui ainda a suspensão do Google pagar para ser o mecanismo de busca padrão em navegadores, como ocorre no Safari da Apple, onde a empresa desembolsa dezenas de bilhões de dólares por ano.

A medida se estende à inteligência artificial, com o Departamento de Justiça certificando-se de que os editores de sites podem optar por não ter seus dados utilizados no treinamento de modelos de IA ou serem compensados ​​financeiramente.

 

Publicidade

Leia mais

Pessoas com Deficiência podem retirar carteiras de identificação a partir desta sexta-feira (22)

Lucyana Gadelha

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais