Ainda não há informações detalhadas sobre as causas do desabamento.
Deslizamento de terra na tarde de segunda-feira (7) abriu uma grande cratera na orla de Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus, causando o desabamento de parte do Porto da Terra Preta. Uma criança está desaparecida, sete pessoas foram socorridas e levadas ao Hospital Regional Lázaro Reis com ferimentos.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, confirmou que as buscas pela criança, que estavam em andamento, foram suspensas devido à falta de segurança no local e serão retomadas na manhã desta terça-feira (8).
“Até agora nós temos efetivamente uma criança desaparecida. Pedimos à população de Manacapuru que, caso perceba que algum parente está desaparecido ou suspeite dele estar aqui [no porto] e não consiga contato, compareça à delegacia para registrar a ocorrência. Assim, poderemos conduzir um trabalho profissional e evitar a geração de pânico na sociedade”, disse o secretário.

As autoridades locais, incluindo equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, estão realizando um mapeamento da área para identificar possíveis vítimas ainda soterradas.
A Marinha do Brasil também foi acionada e mobilizou equipes de resgate, incluindo mergulhadores, médicos e fuzileiros navais, além de enviar um helicóptero para auxiliar nas buscas.
A instituição abriu um inquérito para investigar as causas do acidente. A seca severa que atinge uma região, com o Rio Solimões registrando níveis históricos baixos, pode ter contribuído para o desabamento, mas as causas ainda estão sendo investigadas.

DNIT se posiciona
No fim da tarde de hoje (7), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, por meio de nota, que a autarquia não é responsável pelo Porto da Terra Preta. Segundo a autarquia, eles são responsáveis apenas pelo IP4, que fica colado ao porto da Terra Preta. Confira a nota na íntegra:
O DNIT informa que, na manhã desta segunda-feira (7), o Porto da Terra Preta, situado nas proximidades da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), em Manacapuru, no estado do Amazonas, sofreu um deslizamento de terras. Ressaltamos que o Porto da Terra Preta não é de responsabilidade desta autarquia.
O incidente neste porto é provavelmente resultado de um fenômeno sazonal conhecido como “terras caídas”, comum nesta época do ano na região.
O deslizamento do Porto de Terra Preta atingiu uma balsa ancorada no local, que, ao se desprender, colidiu com a ponte metálica que dá acesso ao cais flutuante da IP4 do DNIT, afetando também pequenas embarcações nas proximidades.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), acionou imediatamente as autoridades competentes, incluindo o Corpo de Bombeiros, a Polícia e a Defesa Civil.
Técnicos do DNIT já estão no local para realizar uma inspeção detalhada, com o objetivo de avaliar a extensão dos danos e os riscos que ainda podem comprometer a segurança da estrutura da IP4