Rede MLC
Meio Ambiente

Estiagem no Amazonas atrasa entrega de oxigênio e medicamentos em hospital de Envira

As previsões indicam que a estiagem em 2024 pode ser tão severa quanto a de 2023, quando foi registrada a maior seca da história do estado. - Foto: Agência Brasil
Publicidade

Até o momento, 20 das 62 municípios do Amazonas já estão em situação de emergência devido à seca severa. 

A Defesa Civil de Envira informou que, um barco com oxigênio e medicamentos saiu de Feijó, no Acre, há 13 dias, e não chegou ao município até esta segunda-feira (12) devido a estiagem severa sofrida no estado do Amazonas. 

A seca que atinge o município afeta 11 mil pessoas com desabastecimento e com o aumento desenfreado dos preços por conta da escassez de alimentos.

Segundo o governo do Amazonas, as previsões indicam que a estiagem em 2024 pode ser tão severa quanto ou até pior a de 2023, quando foi registrada a maior seca da história do estado.

Até o momento, 20 das 62 municípios do Amazonas já estão em situação de emergência. Em Manaus, o Rio Negro já desceu mais de dois metros desde o início da vazante.

O Rio Negro chegou a atingir o nível mais baixo na medição histórica em 2023, em 13,59 metros. – Foto: Observatório do Clima

Por isso, o governo estadual decretou estado de emergência em 20 municípios, situados nas calhas do Juruá, Purus e alto Solimões. Os decretos têm validade de 180 dias.

O estado também está em emergência ambiental devido às queimadas registradas no sul do Amazonas, Manaus e região metropolitana. 

O governo afirma que ações como o abastecimento de água potável, insumos e medicamentos para a saúde são os principais focos do cronograma de atividades do plano de contingência.

Além de ações voltadas para a produção rural, manutenção do funcionamento da rede estadual de educação, ajuda humanitária e dragagem dos rios. 

Publicidade

Leia mais

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Deserto na Arábia Saudita registra neve pela primeira vez

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais