Rede MLC
Polícia

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas ambientais durante operação

O nome da Operação foi escolhido em alusão ao Dia da Proteção às Florestas e ao Dia do Curupira. - Foto: Ipaam
Publicidade
Publicidade
As fiscalizações ocorreram de forma híbrida, por meio fluvial e terrestre, nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou o fechamento da “Operação Curupira”, realizada com o objetivo de combater ilícitos ambientais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. Durante a ação, foram aplicados R$ 122.990,00 em multas. 

Fiscais do Ipaam indentificaram locais que estavam comercializando carvão sem Documento de Origem Florestal (DOF) na estrada de Novo Airão.

Ao todo, 26 sacos grandes de carvão vegetal foram apreendidos e uma padaria que usava lenha ilegal em seus fornos foi autuada.

Publicidade
Ao todo, 26 sacos de carvão vegetal foram apreendidos. – Foto: Ipaam

Segundo as autoridades, a suspeita é de que o carvão e a lenha vieram de uma fábrica clandestina de carvão, localizada dentro da RDS. A apreensão e penalização foram realizadas e o forno de carvão, destruído. 

Ainda durante a ação, um caminhão que transportava lenha sem documentação foi apreendido na rodovia AM-070, junto com a mercadoria, um auto de infração foi lavrado.

A equipe também entrou no ramal do Acatajuba para realizar fiscalizações com o propósito de encontrar um ponto de desmatamento.

A área apresentava indícios de supressão vegetal e os fiscais descobriram a utilização de fogo para a limpeza do terreno. O responsável foi autuado e teve a área embargada.

Área com indícios de supressão vegetal e com utilização de fogo para a limpeza do terreno. – Foto: Ipaam

A operação contou com o apoio da gestão da RDS do Rio Negro e com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), da Sema.

As fiscalizações ocorreram de forma híbrida, por meio fluvial e terrestre, nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

Além dos fiscais ambientais da Gefa, participaram da ação fiscais das Gerências Controle Agropecuário (Gcap) e Recursos Minerais (Germi) do Ipaam.

Em alusão ao Dia da Proteção às Florestas e ao Dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro, a operação foi posta em prática no mês de julho.

Publicidade

Leia mais

Recém-nascida é sequestrada por homens armados no interior de Alagoas

Lucyana Gadelha

Mulher tem parte do dedo arrancado por namorado durante briga em bar de Manaus

Lucyana Gadelha

PF investiga prefeito de Sorocaba por suspeita de desvios na saúde

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais