Uma inovação do programa, é o reaproveitamento de madeira de supressão vegetal para melhoria de qualidade do solo.
O líder da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Gustavo Mendez, esteve na capital amazonense em missão para acompanhar as obras do programa Prosamin+, criado e executado pelo Governo do estado.
Segundo Gustavo Mendez, o projeto que vem sendo realizado é emblemático para instituição, e ainda afirmou que o programa é referência pelo impacto que tem em transformar a vida das pessoas. ”É um projeto muito importante para o BID”, pontuou.
Ao lado do secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, e equipe da UGPE, ele ressaltou a parceria com o Governo do Amazonas. ”Um grande aliado do BID”. Destacou a liderança de Campêlo, na condução da equipe.
“Esse projeto representa 20 anos de colaboração do BID. Estamos na quarta etapa de um programa transformador, que vai evoluindo nossos conceitos de intervenção e nas tecnologias de infraestrutura e sociais”, afirmou.
Ainda segundo ele, o programa demonstra a força da Amazônia e dos resultados de um trabalho afinado e em conjunto.
Mendez também acrescentou que o Prosamin+ faz parte da estrutura do Programa Amazônia Sempre, do qual o banco financia e compartilha conhecimentos estratégicos das ações com potencial para acelerar o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente da região.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Prosamin+
”Encontra-se com as obras avançadas e com as metas sendo todas cumpridaS” CONFIRMOU ELE.
As visitas da missão do BID foram realizadas nas obras de construção do Residencial Maués, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul, e nos Conjuntos Habitacionais da Sharp, Zona Leste, e Manaus 2000, Zona Sul da capital. Também estiveram na interligação viária que vai do Distrito Industrial à Manaus Moderna, no centro, e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que está sendo construída no bairro Raiz, na zona sul, todas obras do Prosamin.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, reforçou a importância da visita do BID às obras em andamento e adiantou que 2025 será um ano de grandes entregas.
“Entregaremos 176 unidades habitacionais na Comunidade da Sharp, de um total de 616 apartamentos, além de 72 unidades na Cachoeirinha. Além disso, estamos construindo mais 32 unidades na Manaus 2000, na zona sul. Esses apartamentos são destinados às famílias reassentadas de área de risco de alagação e são também parte do Amazonas Meu Lar, o maior programa habitacional da história do Estado”, enfatizou.
Além das vistorias que foram realizadas, o secretário Marcellus e líder do BID, Gustavo Mendez, realizaram o plantio de mudas de seringueiras nas obras da Manaus 2000. Ao todo, no Prosamin+, mais de 50 mil mudas de reflorestamento serão plantadas em uma área de 111 mil metros quadrados e 17.176 para paisagismo.