Rede MLC
News

Manaus, capital do Amazonas, comemora 355 anos

Manaus tem mais de 2 milhões de habitantes e é um dos principais destinos turísticos do Brasil. - Foto: Reprodução
Publicidade

Fundada no século XVII, Manaus tem uma rica história e um papel importante na formação do Brasil.

O aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado no dia 24 de outubro. Neste dia, no ano de 1848, a vila foi elevada à categoria de cidade. 

A cidade foi criada para afirmar a presença portuguesa e estabelecer o domínio lusitano na região amazônica, que já era considerada uma posição estratégica no território brasileiro.

A origem da cidade está na fundação do forte de São José do Rio Negro, – idealizado pelo capitão de artilharia Francisco da Mota Falcão, em 24 de outubro de 1669 -, que daria início ao núcleo urbano.

O forte, construído pelos portugueses, tinha como função combater as investidas espanholas ao território amazônico.

A Fortaleza de São José da Barra, construída em 1669 pelo capitão Francisco da Mota Falcão, desapareceu em ruínas no anos de 1850. – Foto: Wikimedia Commons

Em 1848, a Vila da Barra foi elevada à categoria de cidade, recebendo o nome de Cidade da Barra do Rio Negro.

Em 1856, passou a se chamar Manáos, em homenagem à nação indígena dos Manáos (Mãe dos Deuses), um dos grupos étnicos mais importantes da região, reconhecido historicamente pela coragem e valentia.

Manaus cresceu com a demanda mundial pela borracha e a riqueza obtida com a extração e exportação do látex deixou marcas arquitetônicas como palacetes e um dos símbolos de Manaus, o Teatro Amazonas.

O Teatro Amazonas é o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas, tombado como patrimônio histórico pelo Iphan, em 1966. – Foto: Amazônia Latitude

Após a criação da borracha sintética, a cidade entraria em decadência econômica. No entanto, com a ditadura militar, Manaus volta a chamar a atenção do governo por conta da política de segurança nacional.

Obras como a Transamazônica (1972), regulamentada a Zona Franca de Manaus (1967), foram realizadas com o objetivo de atrair investimentos e povoamento à região.

O propósito foi alcançado, mas os bairros periféricos foram ocupadas de maneira desordenada e a população dobrou em apenas duas décadas.

Hoje, a cidade tem mais de 2 milhões de habitantes e é um dos principais destinos turísticos do Brasil; assim como ponto de referência em temas de sustentabilidade e conservação ambiental.

Publicidade

Leia mais

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Golpe da CNH: Saiba como funciona e as formas de se proteger

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais