Durante o “Dia D”, todas as vacinas do calendário básico serão ofertadas além das doses contra a poliomielite.
O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado (8), em Manaus. A ação acontece das 8h às 16h, em 357 postos de imunização fixos e volantes, distribuídos em toda a capital.
Durante o “Dia D”, todas as vacinas do calendário básico serão ofertadas além das doses contra a poliomielite.
Para receber a vacina contra a poliomielite e outras do calendário infantil, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou de um responsável.
Além disso, é necessária o documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e caderneta de vacinação da criança.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta para a baixa adesão do público à mobilização, que visa ampliar a cobertura vacinal de crianças de 1 a 4 anos e evitar a reintrodução da doença no país.
Isabel Hernandes, enfermeira gerente de Imunização da Semsa, destaca a necessidade do engajamento de pais e responsáveis para a proteção das crianças.
A gerente também explica que a dose de campanha é essencial para a prevenção da poliomielite, considerando que o Amazonas faz fronteira com outros países e o Brasil tem alto risco para reintrodução da doença.
“Devem ser vacinadas com essa dose mesmo aquelas crianças de 1 a 4 anos que já tenham recebido as duas doses da vacina oral de reforço, previstas aos 15 meses e aos 4 anos”, completa Isabel.
Os pais devem buscar os postos de saúde para a atualização vacinal dos bebês de 2 a 11 meses em atraso no esquema básico de rotina contra poliomielite, que prevê três doses da vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Os usuários podem consultar os endereços dos pontos de vacinação no site.